Webventure

Associação faz parceria com prefeitura para fomento da canoagem


Associação pretende aumentar o número de atendimentos (foto: David dos Santos Jr.)

Em busca de fomentar a canoagem no Rio Grande do Sul, a Guahyba Associação de Canoagem (GAC) aprovou um projeto na Câmara dos Vereadores da cidade gaúcha de Guaíba para atender 80 crianças entre 10 e 18 anos, desde que estejam matriculadas no ensino fundamental.

“Estamos atendendo atualmente cerca de 40 crianças, duas vezes por semana, no contraturno escolar. Para melhor atendê-los, nossa equipe é composta por instrutores e estagiários do curso de educação física da ULBRA que são responsáveis pelo treinamento. Esperamos em breve atender aqui mais 40 crianças”, contou o coordenador do projeto e presidente da GAC, Caio Schmitt.

O convênio com a prefeitura de Guaíba prevê fornecimento de todo material para as crianças fazerem as aulas, desde iniciação até às competições, lanche e suporte para participarem de campeonatos. “Com os recursos arrecadados com os projetos também poderemos participar de mais eventos estaduais e nacionais da canoagem no Brasil”, disse Caio.

Além dos projetos esportivos, a GAC também tem aulas de conscientização da preservação ambiental. Nessas aulas são realizadas blitz ecológicas na cidade, são feitas entregas e plantio de mudas de plantas nativas, e os alunos também participam de coletas de lixo no lago da cidade. Este projeto é organizado em parceria com a empresa Aracruz Celuloses.

“A Aracruz financia atividades de preservação ambiental e a parceira com a GAC é fundamental neste trabalho que começou em 2005. A temática de projetos para este ano é a Agenda 21, aos moldes do que aconteceu no ECO 92 no Rio de Janeiro. Nos meses de junho e julho faremos o diagnóstico da situação ambiental junto à outras entidades”, informou Jaqueline Iepsen Correa, educadora ambiental.

Este texto foi escrito por: Webventure