Ontem à noite (manhã do dia 1o junho no Tibete), o montanhista Guilherme Totó Setani avisou pelo telefone que Rodrigo Raineri e Vitor Negrete retornaram para a barraca a 8.200m devido ao mau tempo na reta final do Everest.
A informação é Tomás Papp, que acompanha também a expedição no Brasil e que passa a análise meteorológica para os montanhistas. As condições de tempo não devem mudar muito nessas 24 horas, segundo ele.
Não há mais detalhes porque a ligação estava muito ruim. Totó é o contato dos dois montanhistas com o resto do mundo e está no acampamento base fazendo a ponte entre as ligações telefônicas e o rádio amador que os montanhistas levaram. Vitor e Rodrido estão com um telefone via satélite asiático e Totó faz ligações através de outro telefone.
Os montanhistas estão há quase 70 dias na montanha, entre aclimatação e subida final, para a tentativa de escalar sem oxigênio suplementar. Ontem (31/5) à tarde no Brasil (noite no Tibete, China), os dois montanhistas decidiram usar oxigênio artificial em virtude do desgaste físico devido ao mau tempo. Vitor e Rodrigo estão na companhia de dois sherpas em uma única barraca, a 8.200m e no fim de tarde no Brasil (manhã no Tibete) devem tentar novamente o ataque.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani