Webventure

Atenah segue no Eco-Challenge; PureNZ lidera

A edição 2001 da maior corrida de aventura do mundo, o Eco-Challenge, começou no último domingo, na Nova Zelândia. A equipe local PureNZ.com – uma das favoritas ao título, conforme antecipou o Webventure – está na frente, disposta a devolver o título ao seu país. Em 2000, quem venceu foi a americana Salomon/Eco-Internet, que agora aparece em quarto lugar. A brasileira Atenah segue na disputa e está na 50ª posição.

Apesar da liderança neo-zelandesa são os EUA que dominam a maioria das primeiras colocações. A vice-líder é a Earth Link, seguida pela Pearl Izumi, a Salomon e a francesa Spie.

Os cinco primeiros colocados no Eco-Challenge estão impondo um ritmo acelerado mesmo nos terrenos mais difíceis. Contando com a vantagem de estar “em casa”, o time PureNZ.com lidera desde o início e já abriu cerca de uma hora sobre o Earth Link.

Quedas – A etapa de hoje (23/10) foi marcada pela desistência de alguns times que perderam integrantes por causa de contusões. Pelas regras do Eco-Challenge, se um atleta da equipe não prosseguir, todos são desclassificados. Já faz parte desta lista o Team Condor Salomon, da Argentina, que foi o terceiro melhor na edição de 1999, disputada na Patagônia. A causa da desistência foi a torção no tornozelo de Federico Van Ditmar.

Outro com uma contusão semelhante foi Panu Kanniainen, da finlandesa North Pole Expedition, que também abandonou a prova. A capitã Dominick Arduin queria continuar o percurso mesmo desclassificada, mas os companheiros Iiro Kakko e Pasi Ikonen preferiram voltar para casa. “Precisamos de motivação. Vão haver outras corridas”, afirmou Kakko. Arduin se disse muito desapontada com a equipe.

AdventureTeam.com, também com um atleta ferido, e AXN Hong Kong, que excedeu o tempo permitido para chegar a um Posto de Controle, são outras equipes fora do Eco-Challenge 2001.

O frio vem por aí – Nesta terça-feira, os competidores que não estão entre os mais rápidos vão passar boa parte do tempo nas montanhas da ilha Sul, que abriga esta edição, entre os montes Cook e Wanaka. A meteorologia indica que uma tempestade estaria se aproximando da área trazendo ventos fortes, com neve e muito frio.

Este texto foi escrito por: Webventure