Da esq para dir: Karina Shubby e Nora. (foto: Divulgação)
A Atenah (PowerBar/Evoke/Adventure Gears/Kailash), primeira equipe do Brasil de corridas de aventura predominantemente feminina, vai ser a única representante sul-americana na Raid Gauloises, o maior evento da modalidade no mundo. Desta vez serão 950 km a serem percorridos entre os dias 10 e 19 de junho, no Quirguistão, inóspito país da Ásia Central, que tem 90% de seu território ocupado por montanhas, com altitude média de 2.750 metros e picos acima de 7 mil metros.
As modalidades serão trekking, mountain bike, canoa inflável, rafting, expedição a cavalo e atividades com cordas, principalmente com a orientação (navegação por bússolas e mapas). A competição reunirá os 39 melhores times de todo o mundo, todos convidados.
Não é permitida equipe de apoio e ninguém, além da organização, poderá transportar equipamentos e suprimentos dos atletas durante a corrida.
Histórico – As integrantes da Atenah já haviam participado da edição 2002 do Gauloises, no Vietnã, como a equipe EMA Brasil (clique para ver a cobertura completa do Gauloises 2002). Ao lado de Alexandre Freitas e José Roberto Pupo, Eleonorá Audrá (Nora), Karina Bacha e Sílvia Guimarães (Shubby) conquistaram um histórico oitavo lugar. Além disso a Atenah participou das duas últimas edições do Eco-Challenge.
No Quirguistão, as “meninas” terão a companhia de Vinícius Mori da Cruz, pois é obrigatório pelo menos um integrante do sexo oposto. Mori participou da equipe na vitória do Mini-EMA de 2002.
Meta – O objetivo do time brasileiro agora é ficar entre as 15 melhores. As principais dificuldades que enfrentaremos serão a altitude, que vai atingir até 4.400 metros, e a variação climática, que pode ir dos 35 graus durante o dia até os 10 negativos à noite, nas montanhas, destaca Nora. Temos raça, força e vamos dar trabalho.
A equipe embarcou ontem (03/06), via Paris, e chegará a Bishkek, local da largada, na próxima sexta-feira. Terão então quatro dias para adaptação, checagem de equipamentos, briefing, recebimento dos mapas e planejamento de estratégias.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 4, 2003