Nora venceu na Nova Zelândia com Atenah (foto: Divulgação)
O berço da corrida de aventura mundial, a Nova Zelândia, promoveu duas grandes disputas no último mês, O Desafio da Primavera e o Desafio do Outono, com destaque para as mulheres, especialmente para uma atleta brasileira.
A primeira competição foi o Desafio do Outono, que aconteceu no dia 26 de setembro, em uma prova somente para mulheres. As 72 equipes eram formadas por 3 mulheres cada, totalizando 216 atletas. Foram seis horas de duração em um percurso na cidade de Taupo em que elas revezaram etapas de rafting, mountain bike, trekking e orientação.
É maravilhoso ver tantas mulheres se arriscando e experimentando um novo desafio. O percurso realizado em Taupo foi muito bonito e uma recompensa para todas as participantes. O grande número de equipes, a maioria nunca participou de uma corrida de aventura conta Jodie Fa´avae, organizadora. Ela e seu marido, Nathan Fa´avae, organizaram as duas provas. Nathan é uma lenda no esporte e foi capitão da extinta equipe Seagate, campeã do Eco Challenge 2002, nas Ilhas Fiji, e do Munidal 2005, na Nova Zelândia.
Já no Desafio da Primavera, Eleonora Audrá, A Nora, brasileira ex-companheira de Sílvia Guimarães, a Shubi, na equipe Atenah, recolocou a equipe em ação, mas com Sia Svensden e Sarah Fairmaid em sua formação.
A prova teve 12 horas de duração e 100 quilômetros de percurso, que chegou a ter 1.100 metros de ascensão em um trekking de 20 quilômetros.
Com cinco minutos de diferença, a Atenah venceu a equipe Daniell-Smith Lei Team, formada por Elina Ussher, Fleur Lattimore e Jodie Fa’avae, após 10 horas de prova.
Este texto foi escrito por: Webventure