Marco Grael é o timoneiro da equipe (foto: Fernando Soutello/ AGIF)
Durante o Match Race Brasil 2009, na Baía de Guanabara, a equipe do Rio Yacth Club (RYC) chamou atenção por Torben Grael e sua família estarem competindo juntos pela primeira vez. Torben, maior vencedor de medalhas olímpicas do Brasil e da vela mundial e atual campeão da Volvo Ocean Race, tem seu filho Marco, 19 anos, como timoneiro da equipe do RYC; e ainda conta com a filha Martine, 18 anos e a esposa Andrea na tripulação. É um prazer enorme velejar com meus filhos. Viajo muito, fico muito tempo longe de casa e é bom fazer uma coisa que se gosta em família, afirmou Torben
“Não me lembro a última vez que estivemos juntos no mesmo barco. Acho que faz mais de cinco anos e foi numa regatinha de brincadeira, revelou Martine, campeã mundial da juventude da classe 420. Já a esposa conta que a princípio não queria participar da equipe. “Eu resisti muito à ideia de entrar na equipe porque sou pequena e leve e não queria atrapalhar o desempenho do RYC. No fim, porém, o Torben e os meus filhos me convenceram e vou tentar ajudar ao máximo, afirmou Andrea, experiente no Match Race Feminino.
Além da família Grael, a equipe também tem a presença de Bruno Sasse, Ricardo Freitas, Antônio Carlos Paes Leme e Marcelo Ferreira, bicampeão olímpico como proeiro de Torben na classe Star.
Broncas – “Ele costuma dar broncas fortes por ter um espírito muito competitivo. É um jeito de aprender e de pegar um pouco da grande experiência que ele tem, contou o filho Marco, sobre a exigência do pai. Mas Torben rebate: “Dou conselho quando me pedem e quando estão abertos a receberem alguns toques. Eles têm técnicos para isso.
Os clubes que estão participando do Match Race Brail 2009 foram divididos em dois grupos, de acordo com o ranking. No Grupo 1, ficaram, Marina da Glória, Rio Yacht Club, Iate Clube de Santa Catarina, Búzios Vela Clube, Clube Naval Charitas e São Paulo Yacht Club. No Grupo 2 estão Club Náutico Mar Del Plata, Veleiros do Sul, Yacht Club Uruguayo, Iate Clube do Rio de Janeiro, Escola Naval e Yacht Club de Santo Amaro.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 18, 2009