Foto: Pixabay

Atendimento às crianças do sertão

Redação Webventure/ Offroad

Dra. Beatriz Thomé  pediatra (foto: Patricia Croci)
Dra. Beatriz Thomé pediatra (foto: Patricia Croci)

Direto de Imperatriz (MA) O pessoal da Ação Social visita hoje a Escola Municipal de Ensino Estadual Paulo Freire, na periferia de Imperatriz. Antes do início das atividades, às 10h da manhã, mais de 60 pessoas já esperavam em filas pelo pátio. A comunidade da região é bastante carente e é grande o número de crianças que vieram para consultas médicas.

A Dra. Beatriz Thomé, pediatra voluntária, teve muito trabalho durante toda a manhã. Na maioria dos atendimentos realizados até hoje, os pacientes tinham entre 5 e 10 anos, mas nesta escola nota-se um número grande de crianças de colo. Iranilde, 27 anos, trouxe quatro dos seus sete filhos para consulta na pediatria e aproveitou a oportunidade para consultar a Dra. Andréa, ginecologista, pois está grávida novamente.

Principais doenças – A comunidade é muito carente, os principais diagnósticos relacionam-se à problemas de falta de higiene e saneamento básico: piolhos, sarna, vermes e micose.

Wanda Silva, de 22 anos, trouxe o pequeno Kauã (1 ano) para consulta, pois o menino tinha algumas manchas na barriga (pano branco). Descobriu que, além da micose, Kauã está fraco porque não é alimentado corretamente: apenas com leite e maisena. A mãe então prometeu seguir as recomendações da médica e alimentá-lo com frutas, papinha e muito ferro.

Após o atendimento, Wanda foi encaminhada até a farmácia montada na escola, abastecida pelo pessoal da Ação Social com medicamentos doados pela Teuto Genéricos, uma das empresas patrocinadoras da 12ª edição do Rally dos Sertões.

Este texto foi escrito por: Patricia Croci

Last modified: julho 6, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure