Webventure

Atendimento médico foi destaque na Ação Social antes do Rally dos Sertões

Nos dias 12 e 13 de junho, o grupo da Ação Social do Rally dos Sertões terminou suas atividades na Bahia, relativas à primeira fase de ações. Os atendimentos a gestantes e pacientes odontológicos são importantes neste fase porque será feito o acompanhento nas duas outras visitas às cidades; no período do rali e depois dele. O projeto de meio ambiente também será revisitado.

A médica obstetra Andréia Sorelli, nas últimas semanas, tem feito a triagem das pessoas para os atendimentos que acontecerão paralelamente ao Rally (clínico, dermatológico, pediátrico, oftalmológico e ginecológico), mas iniciou as consultas às gestantes locais. O objetivo é acompanhar todo o pré-natal, orientar as futuras mamães e, na 3ª visita, atender o recém-nascido.

Já Wolber Campos, dentista, espera ampliar a atuação da área odontológica. Hoje, o trabalho envolve consultas, palestras educacionais e a entrega de kits contendo escova, pasta, fio dental e material instrutivo. Em 2006, espera-se que também possam ser feitos os diagnósticos, moldes e a posterior entrega de dentaduras aos necessitados.

O projeto de Meio Ambiente resumia-se, até ano passado, a palestras e oficinas de capacitação. Agora conta também com arborização, coleta seletiva, compostagem e horta comunitária. Este ano, a expectativa do responsável por esta função, Valter José Lima, é que ele possa acompanhar todo o processo ambiental (como o crescimento das mudas e sementes de árvores, legumes e verduras) observando os pontos positivos e negativos da nova metodologia de execução.

“Dúvidas irão surgir depois desta e da próxima fase e vamos saná-las na visita seguinte. Além disso, demos metas aos envolvidos em cada área. O fato da Ação Social do Rally dos Sertões participar de cada passo mais ativamente com certeza promoverá um maior aproveitamento por parte das escolas e dos alunos”, concluiu Luis Salvatore, coordenador.

Este texto foi escrito por: Webventure