Foto: Pixabay

Atividades do Clube Excursionista Universitário começam a ser retomadas já em março

Redação Webventure/ Montanhismo

Foto da reunião  que juntou cerca de 20 pessoas (foto: Pedro Sibahi / Webventure)
Foto da reunião que juntou cerca de 20 pessoas (foto: Pedro Sibahi / Webventure)

Na última quarta-feira (8), foi realizada a primeira reunião aberta do Clube Excursionista Universitário (CEU) com o intuito de revitalizar a entidade e impedir seu fechamento (saiba mais clicando aqui).

Estiveram presentes vários dos antigos sócios, além de membros da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e da Federação de Montanhismo e Escalada de São Paulo (Femesp) – mas poucos rostos novos.

Com o apoio da Femesp, o centro já planeja uma série de atividades para o primeiro semestre, que incluem palestras e saídas variadas. “A porta de entrada para novos sócios é, em geral, um curso. Depois, precisa haver a oportunidade destas pessoas continuarem a fazer os esportes”, afirma Samantha Chu, diretora técnica da Femesp, que comandou a reunião junto com Milton Dines, atual presidente do CEU.

Para março, já está programada uma palestra sobre linguagem fotográfica, uma descida de canoagem em Juquitiba (SP) e uma caminhada no Parque Ecológico do Perequê, na Baixada Santista (SP). Em abril deve haver uma pedalada, uma escalada e uma saída para prática de espeleologia vertical no Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em SP). As datas exatas ainda não foram confirmadas e devem ser divulgadas no site do CEU (www.ceubrasil.com.br) e aqui neste portal.

Burocracia. O principal risco para o fechamento do clube era a falta de pessoas dispostas a se responsabilizar pela parte burocrática, o que foi resolvido, em partes, com a indicação de Caio Augusto Magalhães para a presidência. “Estou me comprometendo a tocar o CEU, que estava prestes a ser fechado por falta de diretoria”, disse. Na próxima assembleia do clube seu nome deve ser confirmado no cargo.

“Eu não quero só fazer com que o clube exista formalmente. Quero fazer com que ele seja ativo, forme montanhistas, canoístas, pessoas que gostam da natureza. Também vou tentar retribuir o suporte que a Femesp e a CBME vão dar para a gente”, disse ao Webventure. Além do calendário conjunto, o CEU também deve organizar saídas próprias, após a regularização.

Nota do repórter: Conforme já tínhamos publicado (link acima), um dos principais fatores que levou à crise no CEU foi a falta de renovação no quadro de associados. Após o encontro de quarta-feira, o problema burocrático parece que foi resolvido, mas não se viu novos participantes que possam renovar efetivamente o quadro de associados. Esperamos que o início das atividades mude esta situação.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: fevereiro 9, 2012

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure