Além das subidas e descidas, matas sem trilhas demarcadas, provas de técnicas verticais, os competidores estarão enfrentando um outro desafio na etapa Campos do Jordão do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura: o frio. A competição acontece entre hoje e amanhã (04 e 05 de agosto) e conta com cobertura Webventure.
Segundo o doutor Clemar Corrêa, responsável pela parte médica da competição, a falta de atividades aquáticas nesta etapa já é um fator favorável para evitar um dos maiores temores das equipes, principalmente em regiões de serra como a de Campos do Jordão: a hipotermia (queda da temperatura do corpo).
Apesar de não enfrentarem nenhum trecho de canoagem, canionismo ou rafting, por exemplo, as equipes não estão livres do risco de hipotermia. O suor bastante forte nessas competições. O atleta acaba ficando molhado e, durante a noite, com a queda de temperatura, passa a correr um grande risco. Além disso, como passam por alguns riachos, os atletas acabam sempre se molhando, explica doutor Clemar. Além disso, o suor tira muito mais o calor do corpo do que a própria água.
Cuidados – Para evitar problemas, a dica do médico é a proteção através de roupas adequadas. Vale a pena gastar um pouquinho mais e levar roupas de tecidos especiais, como o goretex, por exemplo, conta.
A organização da etapa de Campos, pensando nos riscos causados pelas baixas temperaturas, colocou como item obrigatório uma blusa de agasalho para cada atleta durante todo o percurso. Não importa que seja dia e os termômetros marquem 25º. Este agasalho deverá estar com os competidores o tempo todo, explica Eduardo Portella, um dos organizadores da prova.
Tudo sobre hipotermia – Para saber tudo sobre hipotermia, o que é, quais são os tipos, como prevenir e que cuidados tomar caso ela aconteça, clique aqui e confira uma reportagem especial sobre o assunto.
Quer saber mais sobre Campos do Jordão? Visite o Destino Aventura!
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia