Corredores tiveram muitas travessias na prova (foto: Divulgação/ Riccardo Carvalho)
A primeira corrida de aventura solo do Rio Grande do Norte, o Desafio das Águas, aconteceu no último sábado (24), na cidade potiguar de Nísia Floresta, e levou os competidores por diversos desafios em áreas encharcadas, daí o nome da prova. A cidade sede do evento, distante cerca de 30 quilômetros de Natal, possui 27 lagoas em seus limites.
Os atletas das três categorias solo masculino, feminino e duplas atravessaram um rio, fizeram uma travessia a nado e ainda remaram a bordo de seus caiaques. Além dos corredores de aventura, a prova foi um desafio para os corredores de rua, que puderam fazer um percurso de cinco ou de dez quilômetros, na categoria Cross-country.
Após cerca de 30 minutos de prova, o melhor resultado ficou com Nerivaldo da Silva, 37 anos, atleta de Nísia Floresta. Nos 10 quilômetros, três amigas chegaram simultâneamente, e ficaram por decidir quem seria a campeã, Gerlane Yara, 20 anos, Lucineide Ferreira, 23, e Kelly Regina, 38. O importante é a união. Somos uma equipe em uma prova solo”, explicou Gerlane.
Na corrida de aventura, Rafael Campos, paulista da equipe Quasar Lontra, foi o campeão na categoria solo masculino, seguido por Fernando Fregni e Renato Gurgel. Na solo feminino, Gilmara Gomes completou a prova em 4h50, e Taritza Puggina e Juliana Bezerra ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Rafael ainda deu uma palestra sobre navegação e contou sobre sua experiência como corredor de aventura, no dia anterior à largada. O atleta da Quasar Lontra é campeão mundial em corrida solo.
O Desafio – Além de muita água nos 48 quilômetros de percurso, os atletas encontraram alguns desafios menos molhados, e mais estratégicos. Um deles foi logo no primeiro PC quando precisavam optar por ou deixar suas bikes e seguir para o posto de controle seguinte, ou adentrar uma mata fechada em busca de três bônus de 40 minutos cada.
Os mais experientes em navegação, escolheram ir atrás da bonificação do tempo final de prova. Já os mais bem preparados fisicamentes, seguiram o próximo PC.
Dentre as travessias que fizeram, estava a Travessia dos Patos, onde os corredores tiveram que encarar água pela cintura, Lagoa de Arituba, encarada a remo, e a Lagoa Carcará, a nado.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 27, 2008