Atletas olímpicos participarão do XTerra Estrada Real (foto: Divulgação/ Alexandre Cappi)
A prova XTerra Regional, que acontece na Estrada Real, em Ouro Preto (MG), neste fim de semana (3 e 4), vai proporcionar mais emoção com o duelo entre os atletas olímpicos Marcio Ravelli, Edivando Cruz e Rubens Donizete, representantes do Brasil nos Jogos de Atlanta 96, Atenas 2004 e Pequim 2008, respectivamente.
O percurso vai ser uma surpresa. Conheço grande parte da região de Ouro Preto e acredito que vai ser uma prova bem dura e técnica, pois essa região é muito propícia para a prática do nosso esporte, declara Rubinho, que participou recentemente do Campeonato Mundial de Mountain Bike, saindo da prova como o melhor brasileiro, melhor latino-americano e sexto melhor das Américas.
Rubinho, medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, ainda falou sobre os outros atletas olímpicos que participarão da prova: Ravelli é um atleta extremamente técnico, com um desempenho muito grande em pistas técnicas, enquanto Edivando é um atleta que cresce muito durante a competição, um atleta de fundo. Portanto, ambos são muito bons e adversários muito fortes. Minha estratégia vai ser desenvolver a minha técnica, para acompanhar o Ravelli, e tentar manter esse ritmo até o fim, pois sei que o Vando é um atleta que em fim de competição desenvolve muito.
Duathlon e MTB Cup – Edivando vai além e disputará duas provas, o duathlon (sábado) e o MTB Cup (domingo). Não vou forçar muito no duathlon, pois o meu foco é a prova de Mountain Bike. O MTB é muito tradicional em Ouro Preto e, por ter um terreno bem acidentado, exige muita técnica e preparo dos competidores. Tenho uma boa expectativa para essa prova, já que venho treinando bastante para esta prova. Mas também sei que meus adversários têm um nível tão bom quanto o meu, já que o XTERRA sempre traz atletas de alto nível para as competições, contou o atleta, o primeiro brasileiro a subir no pódio nos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo 2003.
Ravelli afirma que participar do XTerra na Estrada Real é sempre desafiador. É sempre um desafio competir na Estrada Real. É uma estrada bastante técnica que exige muito do físico e do psicológico. É uma estrada cheia de obstáculos, especialmente a poeira dos minérios da região, o clima muito quente e sol forte o tempo todo que exigem muita concentração. Além disso, por causa da grande quantidade de subidas e descidas é preciso calcular bem a energia gasta em cada trecho da prova, afirmou o campeão pan-americano (2002).
Este texto foi escrito por: Webventure