Atletas navegaram pelo Delta do Parnaíba (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Direto de Parnaíba (PI) – Em uma região chamada Rota das Emoções, as equipes do Mundial de Corrida de Aventura passam pelos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, e no primeiro dia de prova, eles atravessaram o Delta do Parnaíba no trecho de canoagem.
O Rio Parnaíba nasce há 1500 quilômetros da cidade de Araioses, no Maranhão, onde os atletas deixaram as canoas no AT2 da prova. Somente entre o Maranhão e o Piauí, o rio banha 48 cidades.
O formato da letra grega delta dá-se pela ramificação do rio em outros cinco rios diferentes, que são eles: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e Tutóia. Suas águas formam cerca de 80 ilhas e ilhotas e de lá saem muitos caranguejos, fazendo da região uma das maiores produtoras.
Descoberto em 1571 pelo navegador português Nicolau de Rezende, o Rio Parnaíba tem 90 quilômetros de comprimento e 30 metros de largura. Neste domingo e segunda-feira (3), suas águas deram muito trabalho aos atletas que a atravessaram. Até mesmo os mais experientes, como Paul Romero, da Team Sole, reclamou do trecho de canoagem, dizendo que foi um dos piores de sua vida.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi