Action 4-way se prepara para saltar (foto: Divulgação)
Campinas (SP) – Tem atleta participando de duas ou até três modalidades diferentes nesta final do Circuito Ford Ranger de pára-quedismo, com saltos válidos também pelo Campeonato Brasileiro. Atrás do nacional, vieram participantes de diversos estados – um time até de Rondônia! Mesmo quem estava há muito afastado das competições, como o organizador do Circuito, Ricardo Pettená, está na disputa.
Ao todo 26 times estão confirmados: nove de Formação em Queda Livre 4-way (para quatro atletas) e uma em 8-way, cinco de Free Fly, sete de Free Style e quatro de Sky Surf. Amanhã deverá ser formada mais uma de FQL 8-way.
Durante todo o Circuito, o FQL foi uma modalidade que sofreu com a pouca participação dos times. Mas nesta etapa, há cinco equipes na Estreantes, entre as quais a Muito Vento, única a participar de todas as provas da competição, e a Vilhena, que veio de Rondônia. Completam a classe a Thunder Cats, Só Pressão e Vertical Speed.
Astros – Na FQL Intermediário, há dois concorrentes: G0 e Picaretas Outlaw. Na Sênior estão a favorita ao título Action, de Pierre Chofard e Rogério Martinatti, dois dos mais experientes atletas do Brasil, e a Azul do Vento, também única a comparecer em todas as etapas.
As duas equipes também vão participar do FQL 8-way, cuja primeira rodada deve acontecer neste sábado (17/11). É nesta modalidade que a Action ganhará o reforço de Pettená, que já conquistou outros títulos com o time. O outro elenco de 8-way vai ser montado por Márcia Farkhoul, que foi campeã brasileira nesta modalidade em 2000 com o Azul do Céu.
O título do Circuito no Sky Surf já é da Double T, de Thiago Minniti e o câmera flyer João Tambor, que buscam o bicampeonato brasileiro. Tambor também está inscrito no Free Style, com Fabinho, e no FQL 4-way (G0).
A mesma briga – No Free Fly, a vantagem no Circuito é da Circus. Na decisão do Brasileiro, a briga deve ser a mesma de 2000, entre a Circus de Cid Manicardi, Carnaúba e Rick Reis, e os atuais campeões SkyBrothers Guto, Felipe e Marcos Terraguar.
Ressuscitado na segunda etapa do Ford Ranger, em Presidente Prudente (SP), o Free Style terá seu primeiro Campeonato Brasileiro neste fim de semana, reunindo sete duplas, entre elas uma formada apenas por mulheres: Paola e Renata.
Há ainda a disputa em Pouso de Alta Performance, com os pára-quedistas mais experientes, e demonstração do Pára-Performance, nova modalidade original dos EUA, com Luís Cani e Jim Slaton.
Com tantas atrações, a arbitragem do campeonato decidiu que a comepetição tanto pelo Circuito quanto pelo Brasileiro se estende até domingo, totalizando sete rodadas. Se o bom tempo continuar, o público pode acompanhar os pousos e os pára-quedistas colorindo o céu da Azul do Vento no Aeroporto dos Amarais, a partir das 9 horas.
Como chegar – Saindo de São Paulo, pegue a Rodovia dos Bandeirantes e, no encontro das duas estradas, tome a Anhangüera para, na saída 103, entrar na rodovia Dom Pedro I. Nela, siga até encontrar a placa que indica a saída para o bairro do Matão, à direita. Tomando esta saída já possível ver os hangares do Aeroporto dos Amarais, incluindo o do Aeroclube de Campinas. Para chegar à Azul do Vento, entre na primeira à direita. Um faixa indica: “Campeonato Brasileiro de pára-quedismo”.
A entrada para o público é gratuita e no local há estacionamento, lanchonete e arquibancada. No fim de semana, haverá sorteio de salto duplo para os espectadores.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: novembro 16, 2001