Webventure

Atual campeão, Carlos Sainz terá forte concorrência no Rally Dakar 2011


Maiores adversários do espanhol estão na própria VW (foto: Marcelo Maragni)

Dizem que é mais difícil se manter no topo do que propriamente alcançá-lo. É isso que o espanhol Carlos Sainz tentará provar do Rally Dakar 2011. Atual campeão entre os carros, o piloto encontrará um grande número de concorrentes no rali que começa em 1º de janeiro, e só termina no dia 16.

A concorrência começa dentro da própria equipe, a Volkswagen, que conta com Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk no carro número dois, e Mark Miller e Ralph Pitchford num terceiro veículo do time. Sem contar a dupla formada pelo sul-africano Giniel de Villiers e pelo alemão Dirk Von Zitzewitz.

Mas os favoritos não se resumem à Volkswagen. Robby Gordon e Andy Grider andaram forte em 2009 e tentam provar que podem ser campeões desta vez. Eles correrão com um Hummer.

A maior ameaça à hegemonia da Volkswagen, porém, vem de outra equipe alemã: a BMW, que tem pelo menos três duplas em condição de fazer barulho. São elas: os veteranos e já campeões Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret, além de Guerlain Chicherit e Michel Perin, e Krzysztof Holowczyc e Jean Marc Fortin.

A Mitsubishi, que dominou o Dakar durante quase toda a década passada, hoje não é nem sombra daquela equipe poderosa de outros tempos. Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad são os nomes mais fortes da marca, que já contou em outros tempos com Peterhansel, Nani Roma, Luc Alphand e Hiroshi Masuoka.

Até a Nissan parece mais forte em 2011, com Nani Roma ocupando um dos carros. Mas essa disputa só termina em 16 de janeiro, depois de mais de nove mil quilômetros de muita aventura pela América do Sul.

Este texto foi escrito por: Webventure