Webventure

Atual campeão do Rally Dakar, Peterhansel correrá com novo carro diesel da equipe Mitsubishi


Novo carro tem motor diesel (foto: Divulgação/ Mitsubishi)

Um dos maiores campeões da história do Rally Dakar, o francês Stephane Peterhansel, usará um novo carro na edição 2009 do maior rali do mundo. A aposta da japonesa Mitsubishi é o Racing Lancer, com motor V6 diesel.

“O novo motor diesel é mais potente e proporciona maior torque. Temos também excelentes progressos feitos com o novo chassi e suspensão. O Racing Lancer é um dos melhores carros que eu já tive o privilégio de conduzir durante o meu tempo com a Mitsubishi. É muito confortável e particularmente eficiente ao longo de terrenos acidentados e saltos”, disse Peterhansel.

Além de Peterhansel, que corre ao lado do navegador francês Jean Paul Cottret, outras três duplas da marca utilizarão o novo carro: Luc Alphand/ Gilles Picard (França), Hiroshi Masuoka/ Pascal Maimon (Japão / França) e Joan “Nani” Roma/ Lucas Cruz (Espanha).

A montadora quer manter a hegemonia de vitórias sucessivas desde 2001 e colocar, pela primeira vez, um carro a diesel no lugar mais alto do pódio do Dakar. “Vamos para a América do Sul com o objetivo de ganhar. Pela primeira vez, teremos quatro carros novos e fizemos tudo que estava a nosso alcance para assegurar que nada fosse deixado para trás. Nossos quatro pilotos estão rápidos, empenhados e determinados, mais do que nunca”, disse Dominique Serieyes, diretor técnico da equipe Mitsubishi.

Construção – O carro começou a ser desenvolvido em agosto de 2007, mas a primeira versão só ficou totalmente pronta em junho de 2008, quando foram realizados testes na Espanha e Marrocos.

O Racing Lancer possui estrutura multi-tubular de aço. A mudança no local do tanque de combustível fez com que o centro de gravidade fosse mais para baixo. A carenagem é toda feita de carbono, com designer inovador. O motor é um V6 3.0 diesel, com câmbio seqüencial de cinco marchas.

Ficha técnica

  • Veículo: Mitsubishi Racing Lancer
  • Motor: Turbo-diesel V6 com 24 válvulas, 2.997cc
  • Tipo de câmbio: seqüencial de 5 marchas
  • Suspensão: independente nas quatro rodas
  • Dimensões: 4,745m (comprimento) x 1,990m (largura)
  • Combustível: diesel
  • Capacidade do tanque: 460 litros
  • Peso: 1.900 kg

    Vídeo – Assista abaixo a fase de construção e testes do novo Mitsubishi Racing Lancer.

    Este texto foi escrito por: Redação Webventure