Competição tem até agora oito equipes confirmadas (foto: Gilles Martin-Raget/ America´s Cup)
A Austrália está de volta à America’s Cup. Há cerca de dez anos sem ter nenhum representante na mais prestigiada competição de vela do mundo, o país confirmou participação na 34ª edição da disputa, que acontece em 2013, com largada em São Francisco, nos Estados Unidos, por meio do Golden Gate Yacht Club.
Com apenas sete participações na disputa de mais de 160 anos de história, a Austrália retorna à prova com um objetivo bem definido: tentar repetir o feito histórico de 1983. Foi neste ano que o país alcançou seu único título da competição, com uma tripulação considerada por muitos na época como a melhor do momento e com maior futuro.
Para alcançar seu objetivo, a Austrália está selecionando uma equipe de peso e que deverá ser apresentada nos próximos meses, com nomes que recentemente tem feito sucesso, mas em equipes de embarcações de outras localidades. Além disso, o país está preparando um programa técnico para possibilitar uma grande estruturação para a conquista dos resultados.
Novas regras – A 34ª edição da America´s Cup terá um formato renovado, que promete ser o mais emocionante na história da prova. A grande novidade será a exigência de barcos diferenciados e revolucionários, sendo estes catamarãs de 22 metros com asas de 40 metros (peça rígida que fará a função de vela), que promete elevar a categoria à Fórmula Um dos mares por causa da velocidade.
Este texto foi escrito por: Webventure