Webventure

Australiano vence etapa nas motos


Espanhol Marc Coma é o novo líder do Dakar. (foto: KTM Team/Divulgação)

A quinta etapa do Rali Dakar 2005 mudou e muito a configuração da classificação entre as motos. Tudo por causa dos problemas enfrentados pelos até então líderes David Fretigne e Cyril Despres. Aproveitando-se das adversidades dos rivais, o australiano Andy Caldecott venceu a especial desta terça-feira (04/01), sua primeira na atual edição.

Caldecott precisou de 4h13min13 para percorrer os 381 quilômetros entre Agadir e Smara, no Marrocos. A segunda colocação no dia ficou com o espanhol Marc Coma, apenas três segundos mais lento ele e o australiano se revezaram na ponta ao longo de toda a etapa.

Despres, que enfrentou problemas com o contralador de quilometragem, foi o terceiro, com 3min30 de desvantagem. Já Fretigne teve uma terça-feira ainda pior. Depois de errar na navegação, o francês que havia vencido as últimas duas especiais fez apenas o sétimo tempo, a 10min30.

Alfie Cox foi o quarto (a 5min59), Esteve Pujol o quinto (a 6min40) e Fabrizio Meoni o sexto (a 7min44).

Mudanças – Diante dos resultados, a classificação geral do Dakar sofreu reviravoltas. A ponta agora é de Marc Coma, com o tempo acumulado de 4h13min13. A segunda posição é de Caldecott, 43 segundos atrás. Despres caiu do segundo para o terceiro lugar, e está a 2min45 da liderança.

Na sequência aparecem Cox (a 6min45), Pujol (a 6min52) e Meoni (a 7min38), na quarta, quinta e sexta colocações, respectivamente. Fretigne caiu para o sétimo lugar, a 9min34 de Coma.

Já o brasileiro André Azevedo está em 13º no geral, com 4h30min43 – está a 17min30 da primeira posição.

Este texto foi escrito por: Webventure