A equipe de oftalmologia realizou palestras e treinamentos com professores (foto: Divulgação)
Nos dias 22 e 23 de abril, a equipe da Ação Social do Rally dos Sertões trabalhou na Escola Municipal Professor Maurício de Oliveira, no assentamento Carajás II, Vila Paulo Freire. O assentamento, um dos maiores do país, formado por famílias de ex-funcionários e localizado dentro da antiga empresa Maisa, recebeu o grupo que continua sua caminhada na primeira etapa dos trabalhos da ação.
A equipe de oftalmologia realizou palestras e treinamentos com professores e agentes de saúde do bairro, com entrega de tabelas de teste e orientação para o pré-cadastro das pessoas que serão examinadas pelos médicos durante as futuras visitas, a fim de prepará-los para a efetivação dos testes de acuidade visual nos alunos e comunidade.
A auto-estima dos beneficiários também faz parte das ações. Um dos objetivos do programa Mais visão para a Educação é diminuir a evasão escolar de alunos com problemas de visão. Na segunda visita as pessoas serão atendidas pelos oftalmologistas em equipamentos da Opto Eletrônica e terão a possibilidade de escolher suas armações, entre modelos masculinos, femininos, adultos e infantis, todas da empresa Tecnol.
Experiência nova – Foi uma experiência bastante diferente. Nunca havíamos trabalhado em um assentamento como este que é praticamente uma cidade, tamanha sua área. Definitivamente, saímos do interior e entramos na reta final, em cidades maiores e com novos desafios declarou João Victor Macul, voluntário da área ambiental.
A visita foi contemplada com a presença de escritores e artistas locais, que apresentaram, entre outras, a arte da literatura de cordel. Em paralelo, o grupo, acompanhado do mascote labrador “Lulico Trilha”, continua o trabalho agora para a última cidade beneficiada pelo PDSE – Sertões em 2008.
Este texto foi escrito por: Webventure