Os organizadores do Dakar 2016 acataram a decisão final das autoridades peruanas em cancelar o Desafio Inca (previsto para os dias 11 a 13 de setembro), além das etapas do Rally que passariam pelo país. O grande problema seriam as condições climáticas não favoráveis nessa época do ano.
A preocupação é com o fenômeno El Niño, que deve ser um dos mais violentos nesse ano e com previsão de fortes chuvas na América do Sul. O governo peruano decidiu tornar a questão como uma prioridade nacional, assegurando que todos os serviços estatais estejam aptos a se mobilizarem em caso de necessidade para ajudar a população afetada.
Em nota, a organização do Rally afirma que espera que a população do Peru não precise enfrentar os desastres e que já estão trabalhando para criar uma rota alternativa. O objetivo é criar um bom roteiro esportivo, mas que ao mesmo tempo ofereça condições de segurança entre a Argentina e a Bolívia, os dois outros países da América do Sul que fazem parte do desenho original.
Ainda segundo a nota, a organização afirma estar à disposição dos competidores que já se inscreveram para informá-los da melhor forma sobre as mudanças no percurso. O roteiro final será divulgado na segunda metade de setembro.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 24, 2015