“O ecoturismo vai crescer mais de 200% até 2023” é o que afirma André Perlatti, escalador e fundador da Aventura Alpina Expedições, nova agência de turismo de montanha, situada na região de Jundiaí-SP.
A empresa recém fundada quer levar cada vez mais brasileiros ao alto de montanhas pelo mundo todo. Já no lançamento são mais de 10 roteiros diferentes, de 1 a 6 dias de duração, com opções no Brasil ou na Bolivia.
“Cada vez mais as pessoas estão buscando retomar o contato com a natureza e estudos científicos comprovam uma série de benefícios à qualidade de vida dessa prática”, complementa André. A empresa aposta no potencial do Brasil como destino de turismo de montanha, ainda mal explorado.
O Brasil é o maior bioma do planeta, temos incontáveis trilhas catalogadas, dezenas de montanhas desafiadoras, ainda assim, representa apenas 5% de todo ecoturismo no mundo.
“Queremos que o montanhismo e a escalada sejam mais conhecidos por aqui”, afirma Marcos Almeida, também fundador e escalador.
Experiência transformadora
Acampamento. Longas caminhadas. Comida compactada. A experiência de escalada ou de subir uma montanha pode parecer complicada demais. Na verdade, faz parte um certo nível de dificuldade, mas a recompensa é enorme, o sentimento de superação, de auto-conhecimento, as vistas, a natureza são recompensas transformadoras.
“Todos sempre ficam com vontade de voltar”, diz André. Outro atrativo, além do trekking, são as cidades-base. “As cidades-base possuem belas paisagens e diversas opções de esporte de aventura, mas são praticamente desconhecidas do grande público”.
O tamanho do mercado no Brasil, pequeno ainda se comparado ao número de habitantes, não ajuda a construir uma imagem adequada do esporte. “Torcemos muito para que o mercado nacional em geral se desenvolva como na Argentina ou Chile, com equipamentos melhores e mais acessíveis ao público”, afirma Marcos.
Escolha sua nova aventura na montanha
Para saber mais sobre as experiências da Aventura Alpina, acesse o site, ou mande uma mensagem em qualquer canal de comunicação. Mas aqui já ajudamos você a escolher um dos roteiros nacionais.
Pico dos Marins (2.420m)
Cidade-base : Piquete-SP
Distância de São Paulo : 221 km
Parque Nacional de Itatiaia (2.791m)
Cidade-base : Itamonte-MG
Distância de São Paulo : 274 km
Parque Nacional Serra dos Órgãos (2.275m)
Cidade-base : Petrópolis-RJ
Distância de São Paulo : 462 km
Pico do Lopo (1.750m)
Cidade-base : Extrema-MG
Distância da capital : 105 km
Pico São Sebastião (1.379m)
Cidade-base : São Sebastião-SP
Distância de São Paulo : 184 km
Pico do Corcovado (1.181m)
Cidade-base : Ubatuba-SP
Distância de São Paulo : 206 km
Pico Paraná (1.877m)
Cidade-base : Campina Grande do Sul-PR
Distância de São Paulo : 374 km
Pedra da Mina (2.798m)
Cidade-base : Passa Quatro-MG
Distância de São Paulo : 253 km