Em tempos de crise econômica e dólar nas alturas, a saída para muitos brasileiros nessas férias é viajar pelo país. Essa é ótima oportunidade para valorizarmos as belezas e descobrirmos locais que nem sabíamos que estavam tão perto. O litoral paranaense, por exemplo, esconde belezas naturais imperdíveis, restaurantes incríveis e passeios encantadores.
A melhor forma de se chegar ao litoral do Paraná é pela capital Curitiba. É possível ir de carro e pegar a BR 277 (com pedágio) ou aproveitar a chamada Estrada da Graciosa (PR 410), antiga estrada sinuosa que era utilizada pelos tropeiros e mantém o charme da época e excelentes pontos de parada para ver a paisagem. Existe ainda um passeio de trem que passa por dentro da Mata Atlântica paranaense e chega à histórica cidade de Morretes.
Morretes
Se você pegar o trem até Morretes a cidade tem muito a oferecer. O centro é bem conservado com vários casarões históricos e de arquitetura do período colonial. O artesanato e gastronomia locais são um show à parte. Quem for a Morretes não pode deixar de experimentar o barreado, prato típico da região que é feito com vários tipos de carne cozidas com diversos temperos por horas até desmanchar. Depois ela é servida com farinha de mandioca, arroz e banana.
Próximo de Morretes, a cerca de 35 quilômetros, está Antonina, que também possui um centro histórico que vale a pena conhecer, com casas coloniais e sobrados coloridos. Na cidade é possível fazer rafting no rio cachoeira. As descidas duram cerca de uma hora e meia em um trecho de três quilômetros. A natureza em Antonina também chama a atenção dos interessados em montanhismo que podem subir o Pico Paraná, maior do estado com 1.962 metros.
Pico Paraná
Um restaurante que você não pode deixar de visitar quando estiver na cidade é a Cantina Casa Verde. A melhor pedida é a sequência Ítalo-Caiçara, com entrada, três pratos principais e sobremesa. O cardápio não é fixo, o chef se adapta com os produtos época. O restaurante possui um conceito de simplicidade e bom atendimento, por isso, é importante fazer reserva.
Guaraqueçaba
As maiores atrações da cidade ficam por conta da natureza. Guaraqueçaba está dentro do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil e leva bem a sério a conservação do meio ambiente. A principal atração da cidade é a Reserva Natural Salto Morato, criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. No final da trilha do Salto, está uma imponente queda d’água de 100 metros. Nessa mesma trilha existe um aquário natural de água transparente onde os visitantes podem tomar banho. O turista também pode usufruir do Centro de Visitantes, com estrutura de sanitários e informações sobre a região sua biodiversidade, além do camping e lanchonete.
Outro passeio imperdível na região é o Parque Nacional do Superagui. Os 38 quilômetros de praias conservadas e desertas são destino obrigatório e podem ser visitados a pé ou de bicicleta. A baía do rio das Peças e a praia deserta da Vila das Peças são ótimos pontos de concentração de botos que podem ser avistados com seus filhotes.
Praias
Pontal do Paraná (que é um dos pontos de partida para a ilha do Mel) também possui belas praias, com mar calmo e de águas tranquilas. O Balneário de Ipanema é para aqueles que gostam de agitação, principalmente na alta temporada. Shangri-lá é a praia preferida dos surfistas e a Praia de Leste é uma boa opção para andar no calçadão e aproveitar o mar.
Matinhos também possui um conjunto de praias, sendo a mais famosa delas a de Caiobá, onde há uma excelente estrutura de restaurantes e bares. Via ferry boat, é possível acessar a última cidade do litoral, que é Guaratuba, famosa por possuir um Cristo, localizado no alto de um morro, de onde se descortina uma das belas vistas das praias do Paraná.
Last modified: outubro 31, 2018