Niocler Uvo na Marina da Glória (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Niocler Onha Uvo é morador de Ilhabela, em São Paulo, e teve contato com a primeira regata volta ao mundo quando a Whitbread aportou em São Sebastião. Desde então ele não pára de acompanhar cada lance da regata, que já mudou de nome e hoje chama-se Volvo Ocean Race.
Trabalhei no restaurante da marina de São Sebastião quando a prova passou por lá. Fiquei conhecendo todos os velejadores. Alguns estão aqui e até lembraram de mim, disse Uvo. Ele chegou no Race Village com a camiseta de equipe EF Languages, a primeira a chegar em São Sebastião na edição de 1998 da prova, assinada pelo então comandante Paul Cayard, hoje no Piratas do Caribe.
Niocler foi de bicicleta até a rodoviária do Tietê, colocou-a no bagageiro e veio para o Rio. Hoje acho que vou dormir em alguma praça por aqui ou em um hotel barato. Não estou com muito dinheiro. Só tenho minha bicicleta. Isso que é fome de vela, brincou.
Ele circulou pela Marina da Glória aumentando sua coleção de autógrafos de velejadores na camiseta do EF Languages. Torben Grael e outros brasileiros colaboraram com as assinaturas, assim como Robert Scheidt.
Conheci o Robert na edição de 1998 da prova, quando pouca gente conhecia ele. Ele chegou de bicicleta na marina, pois ia trabalhar com uma das equipes, e não deixaram ele entrar. Logo reconheci quem era e fiz com que entrasse. Acho que ele lembra até hoje disso, contou o aventureiro.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: março 24, 2006