Webventure

Aventura por trás das notícias no Ecomotion


Poucas pessoas sabem, mas jornalistas também acabam fazendo uma verdadeira corrida de aventura para conseguir boas fotos e notícias exclusivas.

Foi com essa idéia que me atrevi a fazer um dos percursos de trekking da segunda etapa do Reebok Swatch Ecomotion Circuit, realizado em Paraty, no último fim de semana.

O trecho escolhido foi um trekking entre as etapas da natação e da canoagem. Nos primeiros minutos, tentei acompanhar uma das equipes que seguia pela mata, mas foi em vão. O mau condicionamento físico e a preocupação com os equipamentos fotográficos acabaram me deixando para trás. Num certo momento, me deparei com uma bifurcação e resolvi esperar o próximo grupo que, quando chegou, também não tinha certeza do caminho. Após feita a escolha segui com eles, rezando para que a rota fosse a certo. Alguns trechos foram realmente complicados, repletos de tombos, pulos e escorregões. Perdi a conta de quantas equipes passaram por mim.

Confesso que eu em alguns momentos senti um certo medo de torcer o pé, me cortar ou de simplesmente não conseguir continuar. Bem feito, quem manda se meter a atleta! Depois de alguns arranhões vi finalmente a mata se abrindo e as canoas aportadas na praia. O esforço valeu a pena. A praia, de apenas 300m, tinha uma casa isolada, e um mar extremamente calmo. Aproveitei para dar um mergulho e logo em seguida tirar umas fotos das canoas partindo.

Pensar na volta me desanimou. Said Aiach Neto, o organizador da prova, também voltaria pela trilha. “Ótimo, é só seguí-lo que eu chego”, pensei. O único detalhe é que além de organizador, Said é um super-atleta. Não consegui acompanhá-lo, quase desisti e esperei ser resgatada de tanto cansaço. Após uma breve parada juntei minhas forças e segui adiante. Não me lembro de uma sensação tão boa quanto a que tive ao avistar o fim da trilha. Para a próxima cobertura não bastará apenas uma boa escrita, será preciso alguns treinos para melhorar o condicionamento físico… isso se eu quiser ‘sentir’ de perto a aventura outra vez.

Este texto foi escrito por: Carol d’Essen