Renata Falzoni em palestra na Adventure Fair. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)
A esportista e vídeo-repórter Renata Falzoni foi uma das palestrantes de ontem na Adventure Sports Fair. Às 20h30 ela apresentou ao público a trajetória de sua vida durante 20 anos de carreira no auditório Adventure, no 3º piso da Bienal do Ibirapuera.
Renata começou falando de sua infância, e das lembranças que ainda permanecem vivas. “Minha primeira aventura foi no escorregador do Parque do Ibirapuera assim que ele inaugurou, quando eu tinha apenas um ano”, contou ela, que hoje tem 51 anos de idade. Seu primeiro contato com a bicicleta surgiu aos oito anos. “Um dia falei ‘hoje eu não caio dessa bicicleta’ e aprendi a pedalar. A bicicleta pra mim era a coisa mais parecida com um tapete voador que existia”, lembrou.
Aventura e profissão – Entre muitas curiosidades, Renata Falzoni contou que, também aos oito anos de idade, já fotograva a família e e desde então sua admiração pelo jornalismo foi crescendo. “Mas como faculdade de jornalismo não era uma boa na época, resolvi fazer arquitetura, mas adorava fototografar”, explicou ela, que é arquiteta por profissão e não jornalista, como muitas pessoas pensam.
Mas sua vida de aventureira começou mesmo quando conheceu, já na faculdade, o Centro Excursionista Universitário (CEU), um grupo de estudantes que saíam em busca de adrenalina por lugares ainda não explorados. “Minha primeira viagem foi de ônibus em 1977 para a Amazônia, eu era muito nova. Foi quando publiquei minhas primeiras fotos e considero o início do meu trabalho”.
Com 22 anos de idade Renata Falzoni já tinha conhecido o Brasil inteiro, sempre viajando em busca de aventura. Trabalhou como fotógrafa na revista Isto É, no jornal Folha de S.Paulo e em outros veículos de comunicação. Em 1984 ela pediu permissão ao jornal para fazer uma matéria de turismo de aventura. “Imagine, ninguém sabia o que era turismo de aventura naquela época”, lembrou Renata.
Assim, em 1987 pegou um carro e foi para a Patagônia. “Levei todos os meus ‘brinquedinhos’ dentro do carro. Essa foi uma das primeiras, senão a primeira, matéria de aventura na Imprensa”, disse. Mas a aventura não parou por aí. Em 1988 fundou o Night Bikers Clube, um grupo de ciclistas que faz pedaladas noturnas pela cidade de São Paulo e está na ativa até hoje.
Mas a grande virada em sua carreira aconteceu em um dia vendo televisão. “Vi uma matéria na qual só ouvia uma voz, sem ver o apresentador, e saía uma mão da câmera e disse ‘é isso o que eu quero fazer'”. Desde então Renata Falzoni começou a fazer vídeo-reportagens. Bateu em muitas portas, mas quem lhe deu a primeira oportunidade foi o amigo Goulart de Andrade. Mas só quando entrou no Canal 21 é que conseguiu fazer seu primeiro programa todo naquele formato. E só em 2000 entrou na ESPN Brasil, onde permanece.
Além de relatar toda a sua trajetória no mundo da fotografia, aventura e televisão, Renata Falzoni mostrou fotos e vídeos da sua infância até os dias de hoje. O público presente na palestra adorou a seleção de imagens feitas especialmente para o ocasião, que mostrou a primeira reportagem feita com os bombeiros de São Paulo e um rapel na cachoeira do Tabuleiro, entre outras.
O programa Aventuras com Renata Falzoni vai ao ar, quinzenalmente, às quartas-feiras, às 22h, no canal ESPN Brasil. No programa a personalidade mostra os esportes de aventura no Brasil e no mundo.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini