Depois de sobrevoar a rodovia mais polêmica do Brasil, a Transamazônica, vou sobrevoar o rio mais poluído do País. É com esta frase que o piloto de aventura Lu Marini, descreve seu próximo desafio. Ele vai percorrer com seu paramotor toda a extensão do rio Tietê, da nascente que fica na cidade de Salesópolis, até a foz, em Itapura, passando por 62 municípios e mais de 1.100 quilômetros.
Nascido em São Paulo, Lu Marini já venceu vários desafios pelo mundo. Sua última aventura, no ano passado, foi sobrevoar a rodovia BR 230, mais conhecida como Transamazônica, com mais de 4.000 quilômetros, cruzando sete estados e 63 cidades. No ano anterior, ele sobrevoou um vulcão ativo no México, o Popocateptl, conquistando o recorde continental de altitude com a marca de 5.013 metros e se tornando o único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade.
Minhas expedições anteriores foram voltadas ao esporte em si, mas agora quero ir mais além. O objetivo é de responsabilidade social, mostrar a importância da preservação do meio ambiente, afirmou. Quero deixar o alerta, incutir a consciência ambiental em quem acompanha meus projetos, mostrar a importância da água, do não desperdício, usando o rio Tietê como exemplo. Estamos vivendo a maior estiagem da história no estado de São Paulo e o rio enfrentando o menor nível dos últimos 70 anos. Temos que fazer alguma coisa e este é o momento de conscientizar a população, completou.
A aventura começa no dia 20 de agosto, com previsão de 20 dias para ser concluída e renderá um documentário e dois livros. Vou dar início a produção do conteúdo para o documentário e para o livro contando a história do rio e detalhes da expedição. Também haverá uma cartilha onde o aventureiro, como um personagem, mostrará para as crianças a importância da preservação ambiental e da água para o planeta. Quero utilizar o voo com paramotor para atrair a atenção do público infantil, comenta Lu Marini.
O Rio Tietê – O Rio Tietê é um rio brasileiro conhecido nacionalmente por atravessar praticamente todo estado de São Paulo de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país, a capital paulista. Ao contrário de outros rios, o Tietê se volta para o interior e não corre para o oceano, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do país.
O rio nasce em Salesópolis na Serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 29, 2014