Acampamento de Paulo e Lena no Everest em 98. Objetivo agora é o Cho Oyo (foto: Paulo Coelho)
Médicos, motoristas, telefonista, bombeiros… Não são só eles que vão trocar a folia pelo trabalho neste feriadão. Muitos aventureiros estarão ocupados no Carnaval cumprindo compromissos em competições e desafios. Claro, com muito prazer.
Os alpinistas Paulo e Helena Coelho ganharam folga na USP, onde ele leciona, e na escola pública que ela dirige. Apaixonados pela montanha, aproveitam os nove dias prolongados para cumprir a segunda etapa de um projeto inédito: uma brasileira no cume de uma montanha com mais de 8 mil metros. Para que Lena consiga a façanha, no Cho Oyo (8.201m), os feriados têm uma importância fundamental. Foi no “descanso” do Ano Novo que eles encararam pela quarta vez o Aconcágua (6.962m), o ponto mais alto das Américas, chegando ao cume no dia 5 de janeiro passado.
Agora será a vez do Ojos del Salado, a segunda maior montanha do continente (6.908m), no Chile. “Será a primeira vez que vamos escalar esta montanha”, conta Paulo. O grande desafio, como no Aconcágua, é a altitude. E não teremos tempo de fazer uma aclimatação ideal, já que o trabalho nos chama no próximo dia 13.”
No céu – Enquanto a dupla tenta chegar no alto do Chile, 170 atletas estarão nos céus de Governador Valadares (MG). O evento está sendo chamado de Super Brasileiro de parapente, já que engloba uma etapa do Nacional, Pan-Americano e o Paragliding International Open – tudo neste feriado.
O Pan vale vaga para a Copa do Mundo de 2.001 e a equipe brasileira será formada por uma mulher e cinco homens, provavelmente Luciana Lopes, Frank Brown, André Fleury, Alê Santos, Sílvio Ambrosini e Marcelo Prieto. Além deles, 80 brasileiros participam dos outros dois eventos.
Isso sem contar os festivais de pára-quedismo em todo o país. O destaque vai para o Folia no Ar (folianoar.aguianet.psi.br), que a Webventure vai acompanhar, em Boituva (SP), e o Cai na Fly (www.fepar.com.br), em Ponta Grossa (PR).
O primeiro traz duas feras para o Brasil: o francês Eric Fradet, tetracampeão mundial, e o alemão Olav Zipser, criador do freefly.
Os destaques serão as diversas tentativas de recordes brasileiros: feminino, star e freefly. Já o Cai na Fly terá a Copa Sul de 4-way, entre saltos e vôos com balão.
E até na praia – Mesmo quem tirou o feriadão para descansar poderá mudar de idéia. Em plena praia, o projeto Litoral Limpo leva trekking, escalada e sea-rafting, entre os modalidades, aos turistas. Tudo grátis.
Os locais escolhidos são Martins de Sá e Conhanha, praias de Caraguatatuba, e Maresias e Boiçucanga, em São Sebastião.
O projeto tem patrocínio da Sky, televisão por assinatura via satélite, e conta com o apoio das prefeituras dos municípios onde as atividades são desenvolvidas, além da Canoar, nas atividades de sea-rafting.
As atividades acontecerão de sábado a terça-feira (exceto o trekking, só no domingo), das 10h às 17h. A inscrição é gratuita e pode ser feita nas praias ou antecipadamente pelos telefones (12) 341-6266 ou (12) 341-3233.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: março 2, 2000