Webventure

Avião a álcool poderá ajudar no combate a incêndios

O Brasil lançou ontem (10/10) o primeiro avião movido a álcool do mundo. O projeto é uma realização da Neiva, subsidiária da Embraer, e foi apresentado em Botucatu (SP).

O EMB-202 Ipanema, com capacidade para levar somente o piloto, é uma aeronave voltada para o mercado agrícola, capaz de fazer aplicações de defensivos, fertilizantes ou até mesmo despejar água sobre incêndios em áreas abertas. De acordo com o gerente comercial da Neiva, Luiz Fabiano Zaccarelli Cunha, os constantes aumentos do preço da gasolina levaram a empresa a retomar o projeto de construir um avião a álcool.

Por fora, o Ipanema a álcool é idêntico ao modelo a gasolina. A diferença está no motor Lycoming, de seis cilindros e 300 hp, importado dos Estados Unidos. Na fábrica da Neiva, o motor, que originalmente utiliza gasolina de aviação, é convertido para álcool (etanol, a 96º) com modificações no sistema injetor.

A grande vantagem do modelo a álcool é a economia proporcionada pelo combustível. Enquanto o litro da gasolina de aviação custa R$ 3,50 em São Paulo, o álcool pode ser encontrado no estado por R$ 0,90.

Este texto foi escrito por: Webventure