Roberta Stopa vence no feminino (foto: Divulgação/ Amigos da Bike)
O tempo fechado e muita lama pelo caminho não atrapalharam a vitória de Abraão Azevedo e Roberta Stopa no Campeonato Brasileiro de Maratona, realizado nos dias 23 e 24 de setembro, em São Lourenço da Serra (SP). A prova também é válida pelo ranking nacional e teve um percurso de 62 quilômetros.
Com a vitória, Abraão conquistou o bicampeonato brasileiro de maratona. O atleta terminou a prova com quatro minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Ricardo Pscheidt, atual campeão brasileiro de cross-country.
Já Stopa, venceu graças a um carro que atrapalhou a segunda colocada, Julyana Machado. Nos quilômetros finais, as atletas disputavam a primeira colocação pedalada atrás de pedalada. Um carro dando ré atrapalhou Machado e Stopa conseguiu a vantagem que precisava para vencer. Erika Gramiscelli, forte candidata ao título, abandonou a prova no quilômetro 30.
Fui pra prova sem compromisso de vencer, queria apenas completar e marcar mais pontos no ranking nacional. Não sou fã de maratona e meus treinos estão focados no Pan-americano em outubro no Brasil. Agora é dar continuidade aos treinos e seguir firme nas competições, afirma Stopa.
Odair Pereira e Adriana Nascimento também se deram bem e conquistaram o Campeonato Paulista de Cross-country, já que a federação usou a mesma competição para pontuar os atletas. Ricardo Andrey ficou em segundo no masculino e Valéria Aparecida, no feminino.
Este texto foi escrito por: Webventure