Direto de Venda Nova do Imigrante (ES) O Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country 2004 já definiu dois campeões. O paulista Jean Azevedo, da equipe Petrobras/Lubrax, na categoria Motos, e a dupla Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo, da Mitsubishi Racing, na Carros, garantiram o título por antecipação durante a realização do Terra Brasil, sexta e penúltima etapa do calendário, encerrado nesta terça-feira em Venda Nova do Imigrante (ES). Vencedor de quatro das cinco prova realizadas, Jean completou a quinta vitória liderando de ponta a ponta a disputa capixaba, totalizando 175 pontos, e conquistando também a Copa Baja Brasil 2004. Em segundo lugar no Brasileiro ficou o catarinense Jackson Feuback.
Entre os carros, a vitória na etapa foi da dupla Klever Kolberg/Lourival Roldan (Petrobras/Lubrax), que também liderou desde o primeiro dia o Rally Terra Brasil, repetindo o feito do Rally das Montanhas. Mas quem levou a melhor foram o carioca Guilherme Spinelli e paulista Marcelo Vívolo, que com o vice-campeonato no Terra Brasil conquistou o bicampeonato Brasileiro e a Copa Baja por antecipação, totalizando 111 pontos e não pode mais ser alcançado. Maurício Neves/Clécio Maestrelli (Pro Macchina), única dupla que ameaçava os líderes, quebrou na última especial do dia.
Na disputa entre os caminhões, a briga será definida somente na etapa final, o Rally dos Amigos, em novembro. Ricardo Domingues/Nilo de Paula (Território 4×4) venceu o Terra Brasil desde o início, 8h57min18seg, e conseguiu aproximar-se dos líderes Carlos e Guido Salvini (Salvini Racing Team). Entre os quadriciclos, Robert Nahas venceu a prova e a Copa Baja, com 97 pontos, além de ficar em quarto na classificação geral de motos, seguido de Carlos Collet.
A confirmação do título nacional por antecipação mostrou o bom momento que atravessa o piloto Jean Azevedo, que só deixou de vencer o Rota Sul, abertura da temporada. ?Trata-se da seqüência do trabalho iniciado no ano passado, que só não deu certo por causa do acidente no Sertões?, ressaltou Jean, que foi bicampeão do Terra Brasil com o tempo de 6h47min22seg, seguido de José Hélio Rodrigues (ASW/Fox), 6h49min01seg, e Jackson Feuback (Furious Tire), 7h10min05seg.
Agora, a preocupação do piloto é o Paris-Dakar. ?Estarei com o mesma equipe e a idéia é tentar o título geral na categoria Motos. Em 2003 cheguei em quinto lugar, sem dúvida um resultado expressivo, mas quero o topo do pódio?, finalizou o representante de São José dos Campos (SP), pentacampeão da Copa Baja Brasil na categoria Super Production.
Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo cumpriram á risca a estratégia de não arriscar no Terra Brasil. A dupla preocupou-se apenas em completar a prova, sem dar chance para o azar. Mesmo assim, após um quinto lugar no primeiro dia, a dupla se recuperou e terminou com o vice-campeonato, ratificando o título antecipado do Brasileiro da Baja, na categoria Super Production Diesel.
Tomamos todo o cuidado possível para manter a posição. Decidimos não arriscar nada em nenhum dia. Achamos as trilhas muito difíceis e escorregadias, uma situação complicada para o final do campeonato. De qualquer forma, fechamos o ano antes do tempo e com um saldo muito positivo?, destacou Guilherme, que neste ano venceu o Rota Sul e o Rally dos Sertões.
Na etapa, os destaques entre os carros foram as dupla Klever Kolberg/Lourival Roldan, campeões de ponta a ponta, e Helena Deyama/Priscila Bonacim (Delphi/Pirelli), que foram campeãs do Terra Brasil na categoria Protótipos. ?Ganhar essa prova foi muito importante, pois acompanho a Copa Baja desde o começo. Dedico ao Dyonísio, que criou a prova, esta vitória. Esta prova foi melhor e mais diversificada que o próprio Rally dos Sertões?, destacou a designer. Klever/Lourival fechou a competição com 7h12min49seg, seguido de Guiga/Vívolo, 7h18min41seg, e Paulo Nobre/Dico Teixeira (Equipe Palmeirinha), 7h25min18seg.
A classificação final do Terra Brasil 2004 foi a seguinte:
Motos
1º. Jean Azevedo (SP), 6h47min22seg;
2º José Hélio (SP), 6h49min01seg;
3º Jackson Feuback (SC), 7h10min05seg;
4º Robert Nahas, 7h19min40seg;
5º Dimas Mattos, 7h20min12seg;
Carros
1o Klever Kolberg e Lourival Roldan, 7h12min49seg;
2º Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, 7h18min41seg;
3º Paulo Nobre e Dico Teixeira, 7h25min18seg;
4º Marlon Koerich e Joseane Koerich, 7h34min14seg;
5º. Riamburgo Ximenes e Fernando Holanda, 7h34min33seg;
Caminhões
1o Ricardo Domingues e Nilo de Paula, 8h57min18seg;
2º Carlos Salvini e Guido Salvini, 12h04min22seg.
Este texto foi escrito por: Webventure