Direto de São Pedro(SP) – O prólogo do Baja Café ainda está para começar, mas as equipes já estão preparando os veículos para o início da última etapa da Copa Baja e penúltima do Brasileiro de Cross-country. Alguns pilotos já fizeram o reconhecimento da pista. “Será um prólogo bem gostoso de fazer, com um terreno meio arenoso e curvas bem legais”, disse Dimas Mattos.
Ao todo 12 motos estão inscritas, junto com 23 carros e 5 caminhões. “Talvez com o feriado alguns competidores preferiram não vir”, disse Adilson Kilca, diretor de prova para as motos.
Alguns competidores têm chances de comemorar o título brasileiro amanhã mesmo, ao final da prova, mas pelo menos agora no início, todos estão com a concentração focada no rali e não o campeonato.
Motos – “Tenho chances de sair daqui campeão e isso seria muito bom, já que a última prova, o Rally dos Amigos, será muito próxima do meu embarque para o Dakar”, contou Jean Azevedo, que tem 36 pontos de vantagem para o segundo colocado na Super Production, Ludovic Boinnard. “Mas se não vencer aqui eu ainda tenho mais uma prova, que vou continuar com uma vantagem grande”, comentou o piloto, que parte no próximo dia 18 para o Deserto do Atacama em treinamento para o Dakar.
O título de Carlos Salvini está bem próximo. O piloto de caminhão precisa marcar apenas um ponto a mais do que o segundo colocado, André Azevedo e Maikel Justo, para sagrar-se campeão brasileiro. “Mas quero ganhar a prova, até para ter brilho. Ou então não tem graça, temos que ser competitivos”, disse o piloto carioca.
Nos carros a briga está mais intensa. Edu Piano e Rogério Almeida lideram com apenas um ponto de vantagem para Reinaldo Varela e Bruno Mega. Dez pontos depois vem a dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo.
“Teremos que fazer essa prova com cabeça, para aumentar a diferença para o segundo colocado”, disse o piloto Edu Piano, que vem para a prova com mudanças na S10. A picape ganhou um motor mais potente e suspensão mais resistente. A equipe espera uma prova dura em São Pedro.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa