Carros off-road serão submetidos a vários testes. (foto: Divulgação)
Aproximadamente 700 estudantes de Engenharia do Brasil já estão em ação. Mas não nas salas de aula, com seus curso. A turma está trabalhando na construção e no desenvolvimento de carros que participarão da 13ª edição da Baja SAE Brasil Petrobrás.
A competição, marcada para 15 a 18 de março, será em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, e reunirá cerca de 70 equipes inscritas de 13 estados, mais o Distrito Federal o Esporte Clube Piracicabano será o palco das disputas. Os veículos off-road serão submetidos a uma bateria de provas estáticas e dinâmicas.
Os três times que alcançarem a maior pontuação serão considerados os vencedores e terão, como prêmio, o direito de participar da SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York, nos Estados Unidos. A atual campeã é a equipe EESC da USP, que já conta com cinco títulos.
Programação O primeiro passo da competição é o envio de relatórios técnicos de cada projeto, ainda em janeiro, para na seqüência iniciar o desenvolvimento e a construção do veículo quase sempre dentro das faculdades.
Quando chegam em Piracicaba, os carros são submetidos a provas que avaliam itens como conforto do operador, produção em massa, integridade estrutural e originalidade, além de provas de tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º. Na última etapa, os carros enfrentam todas as deformidades de uma pista de terra, durante um enduro de quatro horas.
São Paulo é o estado com mais equipes serão 24, contando a capital e o interior. Outros estados bastante representados serão Minas Gerais e Rio Grande do Sul (com oito equipes, cada) e Rio de Janeiro (com sete).
Este texto foi escrito por: Webventure