Modelo da USP São Carlos foi campeão. (foto: Divulgação)
A 14ª edição do Copa Baja SAE Brasil foi realizada no fim de semana e contou com 59 projetos de estudantes de engenharia de diversas partes do país. Mas o melhor baja foi o da equipe de alunos da USP São Carlos, agora dona de seis títulos desta competição.
As provas foram disputadas no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba (SP). O triunfo da USP São Carlos se deu depois que o modelo desenvolvido por seus estudantes obteve 936,34 pontos. O vice-campeonato acabou com a Poli Arsenal, da Escola Politécnica, também da USP, com 886,73 pontos.
Os dois times garantiram vaga na competição de mesmo nome que é disputada no exterior, na cidade de Quebec, no Canadá, de 11 a 14 de junho. Desde outubro as nossas equipes vinham se organizando e investindo nos bajas, que vieram bem focados para vencer a competição, revela o capitão da equipe campeã, o estudante de engenharia mecatrônica, Marcelo Queiroz.
A copa – A Baja SAE Brasil teve 59 equipes presentes entre as 70 inscritas. As provas ocorreram no dia 13, com avaliações de segurança, e terminou com o enduro de resistência entre 46 carros.
O carro da USP São Carlos venceu o Enduro de Resistência ao completar 75 voltas em quatro horas de prova, num difícil circuito de 1,35 quilômetro. Marcelo Queiroz atribuiu a boa performance ao baixo peso do carro: cerca de 150 quilos.
Este texto foi escrito por: Webventure