Webventure

Balance Vector vence Mundial de corrida de aventura


A campeã Balance Vector. (foto: Rahoul Ghose)

A equipe neozelandesa Balance Vector sagrou-se, nesta sexta-feira, a nova campeã mundial de corrida de aventura. O time formado pelos lendários Nathan Fa’avae e Kristina Anglem, além dos atletas Marcel Hagener e Richard Ussher precisou de cinco dias para percorrer 500 km na região selvagem de Westport, na Nova Zelândia.

As equipes que lutam pela segunda colocação estão com diferença de mais de 15 horas para a campeã. Acredita-se que a americana Nike Balance Bar, liderada por Ian Adamson, um dos melhores atletas de corrida de aventura do mundo é que será a vice. A Balance Bar passou de décimo para segundo lugar em 24 horas de prova.

“Esse é um grande dia para nós”, disse Ussher. Mas Kristina, a mulher do time, é que tinha mais motivos ainda para estar orgulhosa. “Sempre é emocionante cruzar a linha de chegada, mas por essa ser a minha última corrida é mais emocionante ainda”, disse.

Eles praticaram as modalidades trekking, canoagem em caiaques oceânicos e rafting, mountain bike e técnicas verticais, sempre com constante orientação por mapa e bússola. E enfrentaram dois metros de ondas no mar da Tasmânia, muito frio, um trekking muito duro e trechos muito perigosos, que colocava em risco a vida dos competidores.

O time dormiu apenas 6h30min durante as 100 horas de prova e levou um prêmio de 50 mil dólares para casa. As três equipes brasileiras que estavam participando da competição Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, Oskalunga Brasil Telecom e Try On Landscape sofreram um corte logo no segundo dia de prova, entre os PCs 5 e 8, de um total de 40 e foram obrigadas a abandonar o Mundial.

A prova ainda continua para as equipes que continuam no percurso – apenas 19 das 46 que largaram no último domingo – mesmo com a chegada das primeiras colocadas.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure