O Aconcágua visto do Acampamento Base (foto: Ricardo Leizer/ Webventure)
O site da revista espanhola Desnivel publicou nesta quinta-feira um balanço da temporada 2010-2011 no Aconcágua (6.962), a montanha mais alta das Américas, que aponta menos pessoas e mais mortes na montanha, em comparação com a temporada anterior.
Comparada com 2008-2009, a última temporada teve 600 pessoas a menos fazendo o trekking ao Acampamento Base, e 300 menos montanhistas na tentativa de atacar o cume. De acordo com Marcelo Scanu, guia da montanha e colaborador da American Alpine Journal, fatores como a crise e também más condições meteorológicas podem ser fatores que levaram à queda da visitação na montanha. No total, 6.298 turistas estiveram na montanha. Foram registrados seis acidentes fatais, contra apenas um na temporada passada.
Entre os resgates, foram 197, dos quais 46 apresentaram alguma complexidade, informa Scanu. No balanço financeiro, após o aumento do permit para acesso à montanha, a administração do Parque Nacional local registrou cerca de dois milhões de dólares de faturamento. Dois novos refúgios foram construídos.
Recorde – Nesta temporada também foi registrado um novo recorde de escalada ao cume do Aconcágua. Em 3 de fevereiro, o peruano Holmes Pantoja Bayona fez o percurso da lagoa Horcones, na entrada do parque, até o topo e retorno em 20h35, cerca de três horas mais rápido que o recorde anterior.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: maio 5, 2011