Prova de abertura (foto: Tom Papp/Divulgação)
Os catarinenses já começaram a se preparar para receber uma das principais competições de off-road do país. A segunda etapa do Mitsubishi Motorsports será no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no dia 16 de maio. Será a terceira vez que a charmosa cidade é palco da competição.
A prova, no entanto, será recheada de novidades. Entre os destaques está a parte técnica da competição, que passa a contar com um novo sistema de apuração, que substitui a fotocélula pelo coletor de dados via GPS, o que além de aumentar o rigor com relação aos limites de velocidade na trilha, agiliza a divulgação dos resultados.
Os catarinenses têm um motivo a mais para acompanhar de perto a prova. Na primeira etapa, em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, os pilotos de Santa Catarina se saíram bem e lideram as categorias Graduados – voltada aos competidores mais experientes – e Turismo – que reúne pilotos e navegadores com alguma experiência em rali.
Na categoria Graduados, a primeira colocação é dos irmãos catarinenses Alfredo Turcatto e Camilo Turcatto, pilotando um Pajero Tr4. “Compramos outro Pajero Tr4 em comemoração a primeira vitória da dupla. E agora esperamos manter nossa estratégia que é correr todas as provas o mais feliz possível, sem criar grandes expectativas para que isso não atrapalhe nosso desempenho explica o navegador Camilo.
Outra dupla catarinense que também corre com grandes chances na categoria é Luciano Azzi e Theo Guardiano, que na primeira etapa conquistou o segundo lugar na classificação geral. Ao final do campeonato, as três duplas mais bem classificadas na Graduados, dividem prêmio em dinheiro.
A categoria Turismo também consagra o bom momento das duplas do estado na competição, com os amigos Elpidio Valgas e Vilson Ferreira, que em Ribeirão Preto venceram pela primeira vez uma prova da categoria: “Essa foi nossa terceira etapa e se quisermos seguir na frente será preciso manter a dupla afinada analisou o piloto Elpidio Valgas.
Na mesma categoria há a disputa de melhor dupla feminina, que no ano passado foi vencida pelas catarinenses Caroline Köhler e Edileusa Köhler, que voltam a correr esse ano na etapa de Balneário Camboriú (SC). “Não conseguimos participar da primeira prova por uma questão de agenda, mas agora voltaremos ansiosas disse Edileusa Kohler.
Porém, para manter o bom momento os catarinenses precisam mais do que apenas conhecer a região. “Percorreremos estradas que cortam fazendas, onde predominam a plantação de arroz e áreas de reflorestamento de eucalipto, com grande variação de piso e altitude, disse Lourival Roldan, diretor de prova.
Em Balneário Camboriú também acontecerá a disputa na categoria Turismo Light, porta de entrada para o mundo off road, e que não acumula pontos como um campeonato, mas distribui troféus a cada etapa para os cinco mais bem classificados, além do troféu de melhor dupla mista e melhor dupla feminina na categoria.
A inscrição é 30 kg de alimentos não perecíveis e seis produtos higiênicos que serão doados a entidades carentes da região.
Este texto foi escrito por: Webventure