Foto: Pixabay

Bar End dá uma mão na sua pedalada

Redação Webventure/ Biking

Sua utilidade se faz sentir nas subidas e durante os sprints  onde proporcionam uma boa pega no guidão  tanto sentado quanto em pé. (foto: Arquivo Marcos Adami)
Sua utilidade se faz sentir nas subidas e durante os sprints onde proporcionam uma boa pega no guidão tanto sentado quanto em pé. (foto: Arquivo Marcos Adami)

Os bar ends, aquelas barrinhas que ficam na extremidade do guidão das mountain bikes, no início eram moda entre os profissionais americanos. Não levou muito tempo para serem descobertas e usadas por todo amante do mountain bike pelo mundo todo.

Sua utilidade se faz sentir nas subidas e durante os sprints, onde proporcionam uma boa pegada no guidão, tanto sentado quanto em pé. Durante pedaladas de velocidade, os bar ends funcionam bem pois você pode aproveitar deles para obter uma melhor posição aerodinâmica.

Funcionam também como uma opção para segurar o guidão, e assim relaxar suas mãos e braços evitando dores e formigamentos. E por último, os bar ends são uma importante proteção para suas mãos. Eles protegem suas mãos contra galhos e espinhos nas trilhas ou mesmo durante quedas.

Os formatos e tamanhos variam. Para muitos basta um bar end curto de 10 cm, outros portadores de mãos grandes preferem modelos longos de 12,5 cm. Exagerados podem optar por modelos de até 18 cm de comprimento, já fora de moda hoje em dia. Existem modelos longos, onde a extremidade se curva ligeiramente. Não é necessário que sejam excessivamente longos, a idéia é apenas proteger suas mãos e não funcionar como lanças medievais para amedrontar seus adversários!

Os materiais e preços são também variados. Vão desde o aço normal, passando pelo alumínio e fibra de carbono e até os de titânio que chegam a custar US$ 130 nos EUA!. Mas calma, bons bar ends de alumínio você encontra por menos de R$ 20 e são muito bons.

É fácil instalar seu bar end. Normalmente basta uma chave allen para fixá-lo em seu guidão. Se você tem uma manopla em seu guidão, corte a ponta dela e mova-a em direção a mesa mais ou menos 2 cm, se necessário mude também de posição o conjunto dos shifters e os manetes de freio em direção à mesa.

Instale os bar ends na ponta do guidão. Aperte parcialmente os parafusos allen, monte na bike e verifique a posição de pedalada se lhe está confortável. O ângulo de inclinação dos bar ends em ralação ao solo normalmente deve ficar inferior a 45 graus. Mais que isso além de ser perigoso em caso de queda (o bar end pode espetar em você!), fica desconfortável para o pulso na hora de escalar fora do selim. Escolha uma inclinação que lhe pareça confortável ao pedalar. Não se esqueça de apertar o parafuso allen bem apertado.

Manetes e shifter devem permanecer montados no guidão e nunca nos bar ends. Não invente! Se preferir pode cobrir o bar end com o mesmo material da manopla, mas pelo que se vê nas ruas, na grande maioria das vezes ele é deixado mesmo com o metal à vista. Se seu bar end tem uma curva na ponta, instale-o com as curvas voltadas para o lado interno da bike.

Este texto foi escrito por: Marcos Adami, especial para o Webventure

Last modified: novembro 1, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure