Webventure

Barcelona-Dakar: brasileiros na preparação


Klever e Lourival fazem a dupla nos carros. (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

A equipe brasileira com presença confirmada no Rally Paris-Dakar iniciará na próxima segunda-feira (15/11) a última fase de treinos antes do embarque para a Europa. Klever Kolberg, Lourival Roldan, André Azevedo e Jean Azevedo partem para a Serra da Canastra, em Minas Gerais.

A intenção dos pilotos é aproveitar as semelhanças nas condições da Serra da Canastra com as do Marrocos para treinar. “O terreno da região se assemelha um pouco com o que vamos encontrar no Marrocos”, conta André, que é piloto de caminhão da equipe Petrobras/Lubrax.

A principal preocupação do piloto de carro Klever Kolberg é testar os novos pneus Scorpion Rally, desenvolvidos especialmente para o Paris-Dakar. “Qualquer estratégia fica comprometida se o pneu não for de alto nível, mesmo se o carro for de ponta”, explica, confiante na chance de sucesso em sua 18ª participação.

Klever percorrerá 300 quilômetros por dia, entre 16 e 19 de novembro, utilizando um composto diferente de pneu por dia. “O grande desafio é aliar desempenho e durabilidade”, finaliza.

Já Jean Azevedo treinará com a moto KTM que utilizará. “É bom eu já ir me acostumando com as curvas seguidas das etapas marroquinas”, diz Jean, referindo-se aos precipícios que acompanham os pilotos nos primeiros desafios na África.

O embarque da equipe para a Europa está marcado para o fim de dezembro. A largada da prova está prevista para 1º de janeiro, em Barcelona, na Espanha. O término acontece no dia 16 de janeiro, em Dakar, no Senegal. Nesta 27ª edição, os competidores percorrerão cinco países: Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal.

Este texto foi escrito por: Webventure