Webventure

Barco norueguês com 3 tripulantes desaparece em meio a furacão na Antártida


Jarle Andhoy é o capitão da expedição norueguesa (foto: Divulgação/ www.wildvikings.com)

A embarcação do aventureiro norueguês Jarle Andhoy continua desaparecida na Antártida, após enfrentar um furacão na última terça-feira (22), quando teve o seu último sinal de comunicação ainda pela manhã. O veleiro de 48 pés (quase 15 metros) navegava rumo ao polo sul com cinco tripulantes, mas apenas três estavam no barco. Outros dois já fizeram contato por um telefone via satélite nesta quinta (24).

O barco capitaneado por Andhoy foi pego por uma tempestade com ventos de 80 nós e ondas de até oito metros, enquanto a temperatura era de -11ºC. Especula-se, porém, que Andhoy não estava no veleiro, assim como um outro tripulante, de apenas 18 anos. Ambos teriam partido por terra para atingir o polo sul, grande objetivo da aventura. O feito viria 100 anos após a primeira expedição chegar ao extremo sul do planeta, também capitaneada por um norueguês, Roald Amundsen.

Andhoy, de 33 anos, é uma personalidade conhecida na Noruega, já tendo inclusive estrelado uma série de televisão, na qual capitaneou uma expedição ao polo norte. Apesar de as informações darem conta de que ele não estava no veleiro desaparecido, ainda não foi confirmado se o telefonema feito nesta quinta partiu mesmo dele e do garoto de 18 anos. É certo apenas que dois tripulantes estão vivos e bem de saúde. Eles estariam se locomovendo com snowmobiles, que são quadriciclos especialmente preparados para a neve.

Quanto aos outros três homens que estavam na embarcação, dois são noruegueses e um é britânico. Eles continuam sem fazer qualquer contato. Dois barcos e um helicóptero participam das buscas. O incidente, entretanto, não foi uma surpresa por completo. Nesta época do ano, a grande quantidade de gelo na Antártida costuma impedir o deslocamento das embarcações, que evitam a região.

Este texto foi escrito por: Webventure