Foto: Pixabay

Barcos fazem duelo na regata mais difícil de Hobbie Cat 16

Redação Webventure/ Vela

Campeonato termina no sábado (foto: Ricardo Dubeux)
Campeonato termina no sábado (foto: Ricardo Dubeux)

Ricardo Dubeux é presidente da Associação do Nordeste de Esportes de Aventura (ANEA),e velejador experiente da Hobbie Cat 14 e 16. Ele escreve direto de Porto Alegre sobre o Campeonato Brasileiro da classe, o qual é comentarista técnico.

Direto de Porto Alegre – Dia de muita expectativa e surpresas no XXIX Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16. Os paraibanos Luis Guilherme Crispim e Ronaldo Barroca deram um show nas águas do rio Guaíba e venceram a oitava Regata do Brascat, a primeira de hoje, considerada por todos como a mais técnica e trabalhosa devido às condições dos ventos que sopravam da direção oeste com intensidade média de 5 nós, o que exigia muita concentração dos velejadores.

A largada ontem aconteceu numa raia bem próxima ao Clube do Jangadeiros, premiando a tarde dos que freqüentam este charmoso Clube dos jangadeiros, com raros e belos visuais.Quando os relógios marcavam 14h32 a CR, presidida por DE Lorenzi, hasteava a bandeira de largada que ia dizer quem seriam os heróis da calmaria que cruzariam
a linha de chegada.

Todos velejadores mostraram muita habilidade e técnica na condução dos seus possantes Hobbie Cat 16, mas a dupla da Paraíba, Luis Guilherme/ Ronaldo deu um verdadeiro show, liderando a regata de ponta a ponta, conquistando o primeiro lugar após 1h16 de regata Em segundo lugar chegaram os cariocas Calos Afonso Sodré/Thais Jacobus, em terceiro Roberto de Jesus/Silvia Schmidt(SP), em quarto Bernardo Arndt/Bruno Oliveira(SP) e em quinto lugar tivemos Cláudio e Claudia Teixeira(SP).

“Estou muito feliz! Largamos muito bem e ganhamos a regata mais difícil, porque o vento estava fraco e tinha ainda a correnteza. Fomos os primeiros e únicos nordestinos a ganhar uma regata neste Brasileiro. Estou muito animado e confiante para a competição de amanhã”, comemora Luis Guilherme.

Na segunda regata tivemos um panorama completamente diferente da primeira do dia, pois ao final da primeira a comissão de regata levantou a bandeira vermelha de listras brancas(RECON) que significava retardamento da largada, mandando todos os barcos para a praia que fica em frente ao clube dos jangadeiros.

Foi um momento de Relax depois de tanta tensão com os velejadores aproveitando para tomar um refrescante banho de piscina e esperar para que as previsões da metereologia se confirmassem com a entrada de um vento sul com intensidade média de 9 nós.

Após 34 minutos de espera, como um toque de mágica o vento começa a soprar levando os velejadores ao delírio…que legal! Vai dar trapézio!!! E todos saíram detonando os seus barcos em direção da linha largada.

E às 18 horas em ponto a comissão de regata executava o tiro de largada fazendo com que os velejadores caçassem as velas e fossem para o trapézio velejando em contravento transformando a raia em frente a praia de Ipanema num verdadeiro paredão de velas.Que lindo!!!

Os Hobbie Cat 16 , já desenvolviam uma velocidade alucinante, agora com ventos de 14 nós e rajadas de 15 nos.Os juizes da comissão e regata só escutavam os gritos de orientação e comunicação entre tripulantes e adversários.O velho e conhecido barulho das catracas da vela grande dava a verdadeira impressão do esforço que os atletas estavam desprendendo para controlar seus catamarãs. Que delícia de espetáculo!

Depois de 45 minutos embalados por um vento de popa, cruzava a linha de regata o veterano velejador catarinense Ricardo Halla/Ricardo Moura, seguindo de perto pelos gaúchos Mario Roberto Dubeux/Letícia Loeff, em terceiro outro catarinense agora o Briuno di Bernardi/Bruno Magalhães, em quarto Bernardo Arndt/Bruno Oliveira (SP) e em quinto Roberto de Jesus /Silvia Schimidt (SP).

Os paulistas Bernardo Arndt/Bruno Oliveira e Roberto de Jesus/Silvia Schimidt e o paraibano Luis Guilherme/Ronaldo Barroca continuam na liderança e são os mais cotados para subir no lugar mais alto do pódio amanhã.

“Hoje, foi um dia bom para nós, de são Paulo, porque tiveram dois tipos de regata e de ventos. Não vou comemorar a vitória porque o campeonato ainda não acabou.ainda tem muito trabalho amanha, mas gostaria muito de comemorar com os gaúchos esse titulo e depois descansar”, almeja Bernardo Arndt.

Muita comemoração também na dupla do Rio de Janeiro, pois Carlos Affonso Sodré e Thais Jacobus uma dupla que corre na categoria Máster chegou na segunda colocação justamente numa regata considerada a mais difícil do Brascat 2005, assim ficaram hoje bem próximos do titulo da Categoria Máster de 2005.

Os dois velejadores vibraram com o resultado e terminaram o dia com grandes expectativas para a final de amanhã. “Embora o título esteja bem próximo, só iremos comemorar realmente depois dos resultados de amanhã”, diz Carlos Afonso. Outro atleta que já é um vencedor por sua própria história, é o gaúcho Arthur Carpes, de 63 anos.

O velejador, que é o mais Campeonato Brasileiro , mostra que, mesmo depois de seis dias de disputa, ainda tem fôlego para muito mais. “As regatas foram fastigantes, mas ainda tenho pique para velejar amanhã. Estou em boa forma e ainda quero aproveitar as águas do nosso querido Guaíba que é maravilhoso”, anima-se.

Os gaúchos também já podem preparar a carne do churrasco para uma grande festa amanha e lotar as dependências do Clube dos Jangadeiros porque já temos como certo o título máximo do Campeonato Brasileiro de Hobbie Cat 16, na categoria estreante, pois a dupla formada por Gustavo Lis e Katie Niedermeier, estão disparados na primeira posição na estreante com uma margem de 17 pontos para os vice-líderes, os pernambucanos Hisbelo Lima e Georg Anderson.

Entre as proeiras mulheres está Katie Niedermeier, que faz parte da dupla com Gustavo, e continua sendo a favorita ao título de campeã estreante, bem como vem sendo eleita a mais bela da competição.

“Por enquanto estamos na melhor colocação entre os estreantes e como proeira é uma grande vitória das mulheres de todo rio grande.Hoje a velejada foi difícil, muito tensa, estava ventando muito pouco e assim fica mais complicado velejar. Estou feliz com a minha boa colocação e acho que amanha vamos poder comemorar o titulo na estreante”, vibra Katie.

O XXIX Campeonato Brasileiro de Hobbie Cat 16 termina hoje com a última regata iniciando às 14h e terminando por volta das 15h. Ao todo 52 atletas, das categoria Open, Máster e Gran Máster e estreante, representando 09 estados do Brasil , que acontecem na raia da Pedra Redonda, Em Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

Classificação Geral do XXIX CAMPEONATO BRASILEIRO DE HOBBIE CAT 16

01- BERNARDO ARNDT E BRUNO DE OLIVEIRA (SP)- 14,00
02- ROBERTO DE JESUS E SILVIA VON SCHMIDT(SP) -17,00
03- LUIS GUILHERME CRISPIM E RONALDO BARROCA(PB) – 18,00
04- ANDRE MONTENEGRO E ALLAN ALVES(PB)-32,00
05- RICARDO HALLA E RICARDO DE MOURA(SC)- 37,00
06- CLAUDIO TEIXEIRA E CLAUDIA TEIXEIRA(SP)- 39,00
07- BRUNO DI BERNARDI E BRUNO MAGALHAES(SC)-59,00
08- CARLOS AFONSO SODRE E THAIS JACOBUS(RJ)-60,00
09- GUSTAVO LIS E KATIE NIEDERMEIER-(RS)-66,00
10- NILTON DE JESUS E JOSE MONTEIRO (RS)-71,00

Este texto foi escrito por: Ricardo Dubeux, especial para o Webventure

Last modified: novembro 19, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure