Juliano Viana (esq.) e a tripulação do Tommy Hilfiger (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – A equipe britânica Basílica foi a campeã da etapa carioca do Volvo Extreme 40. Ao todo 16 regatas foram realizadas na Baía de Guanabara e os ingleses venceram sete delas.
Foi ótimo para podermos recuperar os pontos que perdemos na Espanha, disse Nick Gorrenge, um dos tripulantes do Basílica. Velejar aqui foi fantástico. Hoje que acabou sendo um pouco mais calmo, pela falta de vento, e bem molhado, contou, se referindo a chuva que cai no Rio de Janeiro.
O criador da classe e comandante do catamarã Holmatro, Mitch Booth, ficou contente com o desempenho dos veleiros no Brasil. Foi exatamente para essas condições que o barco foi desenhado, mar calmo e ventos leves, comentou. Nos curtimos cada momento aqui. Nossa equipe foi consistente, estamos felizes com o nosso desempenho, disse. O Holmatro terminou na quarta colocação.
Veleiro da Volvo – A Volvo Ocean Race tem um veleiro competindo o grand prix do Extreme 40. No Rio de Janeiro ele foi comandado por Diego Cayolla Eduardo Penido, Maurício Santa Cruz e Marco Grael, filho de Torben, fizeram parte da tripulação em algumas regatas.
As regatas aqui foram bastantes positivas, pois trouxeram para cá um barco de última tecnologia e nada melhor do que aqui no Rio para as condições ideais para esse barco. Também aqui conseguimos velejar com alguns convidados, pessoas que puderam experimentar uma coisa que normalmente é impossível de se fazer, disse Cayolla
Hoje a regata foi difícil, tivemos zonas com muito pouco vento, concluiu. O veleiro oficial da Volvo terminou na última colocação, com 91 pontos. Ele venceu apenas duas regatas no grand prix.
O velejador cearense Juliano Viana foi convidado pela equipe Tommy Hilfiger para competir no grand prix do Extreme 40. Viana fez parte da tripulação durante todas as regatas da etapa e também estará presente na final, na Suécia. O veleiro ficou na terceira colocação geral.
Foi uma das melhores velejadas que eu já fiz. O barco é fantástico, precisa de muito pouco vento para velejar. O cenário é muito bonito, foi perfeito, avaliou. Precisamos só treinar um pouco mais nesse barco. Os outros times treinaram entre a etapa da Espanha e essa e nós não, disse Viana.
Fiz dois trabalhos. Além de velejador eu fui o tradutor deles durante essa etapa. Se eles precisassem de algo aqui na marina, consertar ou comprar alguma coisa eu ajudava. Tivemos também velejadas com convidados e como a maioria só falava português eu ficava fazendo a tradução, contou o velejador.
Veja a classificação final do Extreme 40 no Rio de Janeiro
1)Basílica 133 pontos
2)Motorola/CHR 110 pontos
3)Tommy Hilfiger 98 pontos
4)Holmatro 96 pontos
5)Volvo Ocean Race 91 pontos
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: março 26, 2006