Bebeta de kayaksurf em Maresias (foto: Arquivo pessoal)
Um dos atrativos da canoagem é a variedade de ambientes que você pode se divertir. Você pode andar de caiaque em águas planas: em represas, lagoas, rio ou no mar. Com mais experiência, pode pegar onda no mar, pode descer corredeiras, pode surfar em refluxos nos rios… e se quiser, pode até jogar pólo na piscina..isso mesmo: caiaque-pólo!
Qualquer que seja sua experiência, habilidade ou preferência (praia ou montanha) você pode se divertir de caiaque.
O verão chegou e no Brasil temos ótimas opções para canoagem também no Interior, afinal a época de chuvas deixam os rios cheios e em excelentes condições para as descidas em corredeiras, quanto nas praias, para quem não abre mão do mar como cenário do verão.
Para os canoístas mais experientes, que querem fugir do trânsito de verão nas estradas, a boa pedida é o Rio do Peixe em Socorro (SP), que tem uma temporada curtíssima devido à falta de água e vale a pena aproveitar.
No Rio de Janeiro, temos o Rio Macaé, em Casimiro de Abreu (RJ), um rio espetacular que lembra as corredeiras da Costa Rica… pico gringo!!!
Em Minas Gerais, temos o Rio Negro para iniciantes e intermediários e o Rio Bananal para quem quer mais emoção… ambos ficam na região de Santa Rita de Jacutinga (MG).
E se você quiser fazer um meio a meio final de semana com praia e rio a sugestão é descer o Rio Paraibuna em São Paulo, em São Luís do Paraitinga. Mas atenção: trata-se de uma reserva ecológica, é o Parque Estadual da Serra do Mar, e o número de visitantes é controlado. Informe-se antes, se possível pelo telefone (12) 3671-9159 ou 3671-9277.
Aí, no mesmo fim de semana você pode ir pra Ubatuba, litoral norte paulista, que fica ali bem pertinho e tem ótimas ondas em na praia de Itamambuca. Só tenha atenção com a relação aos locais. Lembre-se que o pessoal fica com o pé atrás com caiaques nas ondas, portanto, tenha a etiqueta do surf na cabeça de cor e salteado, para não passar nenhum tipo de aborrecimento!
Na Bahia, o Rio das Contas em Itacaré tem canoagem nível II a IV dependendo da temporada.
Ainda no Nordeste, não deixe de conhecer a Praia da Pipa em Natal (RN), além das ondas tem aquele visual paradisíaco do Nordeste.
Nesta época as ondas são menores do que no inverno onde temos as grandes ressacas, então é um excelente período para quem quer começar nesta modalidade ou para quem quer aprimorar as manobras.
Sul – Na região Sul, a dica para quem também quer curtir praia e rio na mesma temporada é passar por Santa Catarina. Não deixe de conhecer o Rio Itajaí-Açu , um dos mais tradicionais e legais do país!
Agora, se sua idéia de verão é praia, praia e mais praia, então sugestão é que não falta. No Brasil, temos excelentes points para a prática do kayaksurf. Em Floripa e na Praia Mole é demais, com boas ondas e ainda tem uma galera bem bonita que circula por lá.
Mais abaixo no Estado, a Praia do Rosa e o Farol de Santa Marta também não ficam atrás em atrativos para kayaksurf.
Em São Paulo, Camburi e Maresias, em São Sebastião, no litoral norte do Estado, têm excelentes ondas, mas a sugestão é surfar bem cedo, cedo mesmo porque o crowd (lotação) no verão é grande… e se quiser ondas mais fáceis, a Praia da Baleia é uma boa. Para quem estiver começando vale a sugestão.
Em Ubatuba (SP) também tem excelentes picos, além de Itamambuca, Praia do Felix e Praia Vermelha, que também têm boas ondas. No Rio de Janeiro, a boa e velha Saquarema é a praia que a moçada do Rio frenquenta.
É isso aí moçada, o verão tá aí e tem muito pico legal pra curtir, o importante é ter disposição e fazer tudo com segurança. Lembre-se: nos rios, não realize descidas sozinho.
Informe-se com as operadoras locais, use os equipamentos de segurança e tenha noção dos seus limites. No mar a etiqueta do surf é essencial, só assim conquistaremos o respeito dos surfistas e nosso lugar nas ondas!!!
Aproveite o verão e boas remadas!!!
Bebeta.
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari