Foto: Pixabay

Beleza e história no 21º Encontro dos Picapeiros

Redação Webventure/ Parceiros

Uma das grandes surpresas do 21º Encontro dos Picapeiros, realizado em Limeira no último sábado, foi a escolha do local de chegada. Após 38 quilômetros de muita lama, os participantes chegaram à Fazenda Santa Gertrudes, onde se encontrava um delicioso almoço.

O lugar realmente chamou a atenção dos participantes do passeio. Muitos estenderam o seu horário para poder caminhar e conhecer um pouco da histórica fazenda de café. Em 1821 suas terras foram compradas pelo Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão (o mesmo que deu origem ao nome a cidade de Campos do Jordão). Em 1854, seu filho, Barão de Rio Claro, fundou a Fazenda, dando-lhe o nome de sua mãe.

Após passar por diversos familiares, foi nas mãos do Conde de Prates que Santa Gertrudes atingiu seu apogeu. Entre 1890 e 1910, ele investiu pesadamente na Fazenda, transformando-a numa das maiores e de melhor técnica de plantação de café da época. Toda estrutura de comercialização do produto se encontravam lá: carpintaria, ferraria, selaria, trilha de café, armazéns, currais, barragens, aquedutos, igreja, mirantes, entre outros.

Felizmente, grande parte destas estruturas ainda se encontra presentes no local e podem ser visitadas. Evanir Lucas, que participa desde o primeiro Encontro do Picapeiro garante: “Desta vez a organização acertou em cheio. Este lugar é simplesmente maravilhoso!”

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 17, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure