Belezinha vence a quarta etapa do Brasileiro (foto: Tom Papp)
Confira a galeria de fotos direto do local!
Após um disputado dia de escaladas, saíram os vencedores da quarta e última etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, que terminou agora pouco na Casa de Pedra, ginásio de escalada em São Paulo. O primeiro lugar ficou para o excelente André Berezoski, o Belezinha, que na sua 100a participação em campeonatos conquistou a vitória.
Em segundo lugar ficou o também exímio escalador César Grosso, o Cesinha. O paulista Felipe Gomes, de 14 anos, e revelação do Paulista de Escalada, ficou em terceiro lugar.
Na categoria feminina venceu Janine Cardoso, com o segundo lugar para Francine Gomes e o terceiro para Luísa Rocha.
Dificuldade à vista – As vias montadas pelo route-setter Ricardo Schen na final foram em 9c/10a para homens e 8b para as mulheres. André Berezoski, o Belezinha, foi u único a encadenar a via, e Felipe Gomes e Cesinha quase a totalizaram. Felipe conseguiu escalar até a 11a. costura e Cesinha fez melhor ficando três agarras acima.
Já com as mulheres, Janine Cardoso fez bonito e completou a via. A paranaense Francine Gomes quase conclui, mas na décima costura sofreu a queda. Antes da final, na concentração entre a semifinais e final, Janine comentou que gostaria de ganhar o campeonato, mas só de estar escalando bem tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento do campeonato brasileiro já estava satisfeita.
Este foi o primeiro ano, após muito esforço, que as federações de estados envolvidos e a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) conseguiram realizar as quatro etapas do campeonato e em quatro estado diferentes.
Confira como ficou o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva 2005 – modalidade Dificuldade:
Masculino
1) André Berezoski/ Belezinha (SP)
2) Felipe Gomes (SP)
3) Eduardo Mazza (PR)
4) Eric Teles (RJ)
5) César Grosso (SP)
6) Daniel Haddad (MG)
Feminino
1) Janine Cardoso (SP)
2) Raquel Guilhon (RJ)
3) Francine Gomes (PR)
4) Mara Imbeloni (DF)
5) Camila Santos (RJ)
5) Juliana Araujo (RJ)
5) Luisa Rocha (SP)
Este texto foi escrito por: Cristina Degani