Três Coroas será mais uma vez sede do Brasileiro de Canoagem Slalom (foto: Divulgação)
Três Coroas, localizada no Rio Grande do Sul, tem uma grande história na canoagem slalom. Foi no local que, no final dos anos 80, o esporte começou a evoluir, revelando grandes atletas olímpicos como Gustavo e Leonardo Selbach, Marlon Almiro Grings e Cássio Petry. Por toda essa história, a cidade mais uma vez será palco do Campeonato Brasileiro da modalidade, entre os dias 13 e 14 de novembro.
Ao todo, são esperados cerca de 60 atletas de seis estados, entre eles Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, que tentarão o título nas categorias Sênior, Junior, Cadete e Master; Masculino, Feminino e Equipes, em provas de C1, C2 e K1.
As disputas do evento acontecerão no Rio Paranhana, que há anos é sede de competições de canoagem. No começo foi criado um parque (Parque das Laranjeiras) com toda a estrutura para sediar evento de grande porte na canoagem, e de lá pra cá já existiram muitos apoiadores que sempre acreditaram no potencial do esporte no país, contou Luiz Augusto Merkle, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem.
História – A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, que este ano completa 23 anos, aconteceu justamente em Três Coroas, no ano de 1988. Contando com atletas locais que já eram representantes em Olimpíadas de 1992 a 2002, a cidade deu o pontapé inicial no esporte.
Os anos 90 foram de inteiro domínio dos atletas de Três Coroas, e nesta época a hegemonia dos canoístas gaúchos era quase absoluta. A realização de grandes eventos na cidade, como Campeonatos Sul-americanos e até o Mundial em 1997, colaborou muito para a disseminação da Canoagem Slalom em todo o Brasil, contou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Este texto foi escrito por: Webventure