
Stamm lidera última perna da 5 Oceans (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Apenas 185 quilômetros separam o segundo colocado da 5 Oceans Kojiro Shiraishi do primeiro Bernard Stamm. Os dois estão seguindo em direção leste rumo a Baía de Biscay e depois para linha de chegada em Bilbao, na Espanha, a 1760 quilômetros. A expectativa é de que Stamm termine a última etapa e finalize a volta ao mundo nesta segunda-feira, 01/05.
Ontem Shiraishi precisou usar sua experiência para que não acontecesse um acidente sério. O cabo da genoa arrebentou quando o vento soprava forte no sentido sudoeste. Devido ao incidente o velejador japonês está com o uso das velas limitado e por isso mantém a média abaixo de 14 nós.
O terceiro colocado é o experiente britânico Sir Robin Knox-Johnston, que nesta madrugada caiu para a velocidade de 10 nós, perdendo mais 61 quilômetros em relação Shirashi, que agora está mais de 900 quilômetros a frente. Após ter passado por zonas turbulentas, Sir Robin se viu incentivando o barco. Quando você fala sozinho pode-se dizer que está numa situação delicada, no entanto posso dizer que estava falando com o barco, brincou.
Unai Basurko é o quarto e último colocado. Nas últimas 24 horas, o velejador basco tem sofrido com a média de apenas 5.3 nós de velocidade. A diferença dele para o britânico é de 368 quilômetros.
Ranking – No ranking da volta ao mundo solo Bernard Stamm está em primeiro lugar, seguido de Kojiro. A disputa mais acirrada é a pelo último lugar no pódio. Unai Basurko, que até o momento é o terceiro colocado, tem apenas um dia e dezoito horas de diferença para Sir Robin.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 27, 2007