A jornada solo dos cinco velejadores da 5 Oceans está a todo vapor na segunda perna. Cada velejador com sua estratégia está seguindo rumo ao Cabo Horn, local que promete ser o ponto alto da prova, com ventos fortes e ondas gigantes. De acordo com último boletim do site oficial da regata, das 16:12 UTC (12h12, horário de Brsília) de hoje, o suíço Bernard Stamm com seu Cheminées Poujoulat lidera a prova.
Eu gostaria de ver o Cabo Horn em condições normais, já que nas duas vezes que estive lá as condições eram realmente difíceis. No momento a previsão é de que estará com ventos fortes. Eu provavelmente devo chegar lá no começo da próxima semana, prevê Stamm.
O comandante japonês Kojiro Shiraish, que está na vice-liderança, encontrou muitos problemas com o vento durante os últimos dias e viu o líder aumentar ainda mais a diferença. Ontem as condições melhoraram e Kojiro se mostrava animado. Os dias para andar 100 milhas já foram suficientes, agora quero dias velozes rumo ao nosso objetivo, diz o segundo colocado.
Disputa acirrada – A briga mais acirrada fica mesmo a cargo de Graham Dalton, com o A Southern Man AGD, e Sir Robin Knox-Johnston, com o SAGA Insurance, que disputam a quarta e quinta colocações. Segundo o último boletim, Dalton está a 35 quilômetros na frente de Jonhston, mas em relação a distância para o líder, Johnston está a frente de Dalton por 37 quilômetros.
A rivalidade parece estar incentivando o experiente comandante britânico Sir Robin. A frente de Dalton, me sinto melhor, diz ele. Em terceiro lugar está o PAKEA, de Unai Basurko.
Este texto foi escrito por: Webventure