Webventure

Bernard Stamm vence a segunda perna da 5 Oceans


Stamm chega no fim da segunda perna (foto: World Wide Images)

O suíço Bernard Stamm, atual detentor do título da 5 Oceans, venceu a segunda perna da competição, após 48 dias 22h59min45. Foram 15,725 milhas náuticas percorridas (29.122 km) entre Fremantle, no oeste da Austrália, até Norfolk, na Virgínia, costa Atlântica dos Estados Unidos.

A vitória do suíço foi histórica. Pela primeira vez na competição, um líder termina com a vantagem de aproximadamente três mil milhas (5.556km). Atualmente na segunda colocação está Kojiro Shiraishi.

“Estou muito feliz em terminar e principalmente em acertar meu planejamento climático. Sempre estive relativamente certo nas previsões. Tive muito tempo para me planejar, sem a pressão dos concorrentes. Foi bem mais fácil do que se tivesse dez barcos a dez milhas de distância.

Pelo caminho, a flotilha teve de atravessar o Cabo Horn, tido como o local mais perigoso do mundo para velejar, e as zonas de calmaria próximas da linha do Equador, conhecidas como Doldrums. “Não gosto do Cabo Horn, depois dele, a parte mais difícil foram as Doldrums, é muito difícil de navegar”, disse, aliviado ao terminar a perna mais difícil da regata.

Stamm também comentou sobre a rotina solitária no seu veleiro, o Chemineés Poujoulat. “Ficam todos preocupados em fazer água, mas durante os Doldrums não é problema. Chove todos os dia. Meu problema foi com o piloto automático, quando se perde ele, é como perder a tripulação”, lembrou o campeão.

Os próximos a chegar devem ser o japonês Kojiro a bordo do Spirit of Yukoh, que segundo o último boletim está preso em uma zona de calmaria, velejando a apenas seis nós de velocidade (11,1km/h) e a 2.797 milhas náuticas. Depois aparece o Pakea, de Unai Basurko a mais de 4.300 milhas náuticas do fim.

Este texto foi escrito por: Webventure