Bernardo Collares era presidente da Femerj (foto: Filippo Croso)
O montanhismo brasileiro está de luto. Bernardo Collares, um dos mais respeitados agentes do esporte no Brasil e presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj), foi dado como morto após se ferir durante uma escalda ao cume do monte Fitz Roy, na Patagônia, no último fim de semana.
- André Ilha explica detalhes sobre a morte de Bernardo Colares
- Oficial dos Bombeiros diz que resgate é muito difícil
- Roberta Nunes escala o Fitz Roy (2006)
O acontecimento foi confirmado nesta quarta (05) pelas autoridades locais. Segundo as primeiras informações, Collares sofreu uma queda antes de chegar ao cume. Ele escalava a montanha ao lado de Kika Bradford, quando se acidentou e quebrou a bacia, além de sofrer uma hemorragia interna, impossibilitando qualquer movimento.
A pedidos de Collares, Kika desceu em busca de ajuda e após dois dias e duas noites, ao chegar ao El Chalten, informou às autoridades locais o ocorrido. Como já havia passado muito tempo e levando em consideração às más condições climáticas que atingiam a região, médicos, autoridades e escaladores experientes concordaram que não seria possível alcançar o local em que ele estava sem a ajuda de um helicóptero. Como o clima não estava bom no Fitz Roy, não seria possível enviar uma aeronave até o local.
Este texto foi escrito por: Webventure