Beta Borsari estréia no Mundial neste sábado (foto: Arquivo Pessoal/ Roberta Borsari)
Confira abaixo o relato da canoísta Roberta Borsari sobre os dias que antecedem o Mundial de Kayaksurf 2007, que começa oficialmente nesta sexta-feira em Bakio, na Espanha. Bebeta, que até então era a única brasileira na competição, terá a companhia de seu irmão Maurício. Ela está nos últimos dias de preparação e conta como está a condição do local e qual serão os próximos passos. Confira!
Depois de alguns dias com ondas de meio metro, o mar reagiu e nos entrou uma boa ondulação. Ondas de até um metro e meio fizeram a alegria dos caiaques que já estão na Espanha. Estive treinando em San Sebastian, cidade belíssima que fica cerca de 1h30 de Bakio, e pude surfar ondas espetaculares. Paredes que se abrem e você fica um bom tempo surfando a mesma onda. Dias perfeitos de treino! Encontrei com a equipe do país Basco na água e surfamos todos juntos em um mar que exigiu muito preparo físico para passar a arrebentação.
O clima nesta véspera de campeonato já é outro, a expectativa gira em torno das primeiras baterias e das condições do mar durante o campeonato. Quase todas as delegações já chegaram e a boa notícia é que o Brasil também vai ter um reforço. A presença do meu irmão Maurício, que deixou para confirmar sua participação nos últimos instantes.
Todo o lugar que você vai, sempre tem diversos carros com vários caiaques. Bakio e Mundaka já estão tomadas pelo kayaksurf! Nesta quinta-feira (18), já temos a primeira etapa da parte burocrática para cumprir: o check boat. É quando acontece a aferição dos caiaques para que todos os equipamentos estejam dentro das normas de segurança do evento. É verificada a proa do caiaque, onde o ”bico” deve ter mais de seis centímetros de largura, o cumprimento total, as alças de segurança e os flutuadores.
As classes do Mundial – Vale lembrar que no mundial temos duas classes: a High Performance, com caiaques de até 2,75m com quilhas e a Internacional Class, com caiques maiores que 3m e que não possuem quilhas. Estes caiaques maiores de 3m a grosso modo correspondem ao longboard no surf com prancha.
Os canoístas podem se inscrever das duas categorias. Eu participo apenas da High Performance, no meu entender tem uma performance mais agressiva e uma linha dágua mais radical. Americanos, ingleses e irlandeses gostam bastante da Internacional Class. Segundo eles, ”são mais baterias para correr”.
Na sexta-feira acontecerá a abertura oficial do Mundial de Kayaksurf 2007, com desfile dos participantes e festa de confraternização. No sábado, após a reunião com os líderes de equipe acontecerão as primeiras baterias individuais e a partir daí será dada a largada para mais um confronto entre os principais atletas do kayaksurf mundial.
O sorteio das primeiras baterias já foi feito, já temos até o horário que vamos entrar na água no final de semana, o que demonstra uma excelente organização do evento. E que na verdade já nos deixa com aquela ansiedade de véspera de competição, uma vez que logo de cara vai ser uma disputa ”casca grossa”.
Torçam pelo Brasil!
Bebeta.
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari